O Instituto do Oriente, enquanto unidade de investigação de referência na área dos Estudos Asiáticos, tem como prioridade promover a investigação científica de elevada qualidade e, como tal, apresentou o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica.
O Projeto vencedor deste concurso, intitulado “A Construção de uma Identidade Lusófona: política de língua portuguesa em Macau pós-1999”, é um projeto desenvolvido pelo Presidente do IO, Professor Nuno Canas Mendes, e pelos Investigadores do IO, Professor Diogo Cardoso e Professor Li Guofeng.
Enquanto iniciativa redirecionada para o fomento do impacto social que o contributo científico em si comporta, visa elucidar sobre o efeito da identidade lusófona construída em Macau na prossecução dos interesses políticos e económicos das elites vigorantes, enriquecer o debate sobre as relações língua-identidade na ótica da Ciência Política e contribuir para o desenvolvimento dos estudos sino-portugueses.
Neste sentido, foi celebrada, no passado dia 17 de junho, a assinatura da Declaração de Compromisso deste projeto, documento no qual fica expressa a co-responsabilização dos intervenientes na prossecução dos objetivos do projeto.