Relatório das Atividades de Investigação de 2022

15 fevereiro 2024

Em 2022, a investigação desenvolvida no ISCSP-ULisboa teve importantíssimos resultados. Estes resultados surgiram ainda num período fortemente afetado pela pandemia de COVID-19, que condicionou as atividades científicas.

Das várias atividades desenvolvidas, destacam-se as publicações, nomeadamente os capítulos de livros internacionais, que aumentaram 79%, face a 2021. Os artigos em revistas internacionais cresceram 15%, nomeadamente os artigos indexados na WoS, com um aumento de 24%, e os artigos indexados na SCOPUS, com um aumento de 17%.

O número de projetos de investigação foi também o mais elevado de sempre, registaram-se 27 projetos financiados por instituições nacionais e internacionais. Destaca-se também um notável dinamismo no desenvolvimento de novas propostas de projetos de investigação: foram submetidas 33 novas candidaturas de projetos de investigação, que representou cerca de 3 milhões de euros.

O crescimento e o reforço das atividades de investigação contribuíram para o aumento da produção científica de elevada qualidade, com reflexo na internacionalização e impacto social.

Os temas sobre sustentabilidade, nomeadamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram amplamente analisados e muitos trabalhos foram publicados nesta área em livros e revistas de referência. É ainda de destacar a maior ligação entre a investigação e o ensino, através do aumento de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Pós-Doutoramento.

Consulte os Relatórios completos através dos seguintes links :

Relatório de atividades da Investigação de 2022 (PDF) (3.00 MB) Research Report 2022 (PDF) (2.94 MB) Atividades de Investigação de 2022 – Infografia (PNG) (0.47 MB)

Consulte os Relatórios e as Sínteses Anuais de Investigação de anos anteriores aqui.