A docente do ISCSP-ULisboa e investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), Maria João Ferreira, foi nomeada membro do Steering Committee do Research Network on Differentiated Integration in the EU, uma das redes de investigação do European Consortium for Political Research (ECPR).
A Integração Diferenciada é o processo através do qual alguns Estados-Membros da União Europeia se integram de forma mais significativa, enquanto outros optam por não participar em políticas específicas, de forma temporária ou permanente.
Esta rede de investigação, que se encontra aberta a todos os académicos que se encontrem a trabalhar na área dos estudos europeus, tem como objetivo construir uma rede colaborativa entre académicos interessados em estudar os mecanismos de Integração Diferenciada na União Europeia, procurando também ultrapassar quaisquer lacunas e/ou fragmentações.
Os principais domínios de interesse para o grupo incluem:
- Manifestações empíricas da Integração Diferenciada;
- Apoio à Integração Diferenciada, por parte dos cidadãos, partidos políticos e governos;
- Reflexões teóricas e normativas sobre os compromissos entre os prós e os contras da Integração Diferenciada;
- Reflexões sobre os efeitos da Integração Diferenciada nos Estados, nos cidadãos, nas políticas e na ordem constitucional da UE.
Mais informações sobre a rede de investigação aqui.