Impacto Social da Investigação

15 fevereiro 2024

Os investigadores pertencentes às Unidades de I&D do ISCSP-ULisboa desenvolveram múltiplas ações de disseminação da sua atividade académica, não apenas através de eventos científicos, mas também de um modo alargado, abrangendo públicos não académicos. Essas ações incluem eventos científicos, associações científicas e profissionais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e até mesmo cargos políticos.

Neste relatório faz-se uma análise exploratória dos dados reportados pelos in­vestigadores no ano de 2022, compreendendo qual a natureza das suas atividades em ambiente não académico e quais as áreas científicas ou temáticas que mais as informam, refletindo deste modo sobre o impacto social da investigação.

A análise exploratória dos dados referentes a 2022 revela que os investigadores do ISCSP-ULisboa estão fortemente envolvidos em atividades científicas, destacando-se a publicação de livros, capítulos de livros, artigos internacionais e nacionais, além da participação em projetos de investigação financiados. Além disso, é ressaltado o número expressivo de participações na imprensa, televisão, rádio e o exercício de cargos políticos por parte dos docentes e investigadores. Essa diversificação de atividades extra-académicas sugere uma abordagem abrangente para a disseminação de conhecimento e a aplicação prática das resultados alcançados. Como exemplos podemos apontar a participação nos media de 46 investigadores para uma produção de 298 outputs únicos, ou uma repre­sentação de 70% dos respondentes em algum tipo de cargo ou associação.

Um aspeto interessante é a atenção dada ao impacto social da investigação, uma vez que os investigadores procuram ir além do ambiente académico, contribuindo para a mudança social e enfrentando desafios contemporâneos. O conceito de impacto social é abordado como uma transformação que a investigação e o conhecimento podem trazer aos modos de pensar e agir dos atores sociais.

A categorização das participações extra-académicas em sete grupos distintos oferece uma visão detalhada das áreas em que os investigadores do ISCSP-ULisboa estão mais ativos. O destaque para comentários da atualidade, abordando temas relevantes como o processo eleitoral em Portugal e o conflito na Ucrânia, demonstra a capacidade dos investigadores de aplicar seus conhecimentos para analisar e interpretar eventos contemporâneos de importância.

Em resumo, o relatório apresenta um panorama abrangente das atividades dos investigadores do ISCSP-ULisboa, enfatizando não apenas a produção académica, mas também o impacto social das suas atividades, evidenciando uma abordagem integrada e envolvida com a sociedade.