Investigadora do CIEG revela dados sobre violência no namoro no Ensino Superior

12 fevereiro 2021

Entre janeiro e dezembro de 2020 o Observatório da Violência no Namoro registou 69 denúncias de casos de violência, é o que revela o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro no Ensino Superior: Crenças e Práticas –2017/2021, desenvolvido por Sofia Neves, investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP-ULisboa.

Os resultados do estudo revelados esta sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, mostram que as vítimas são predominantemente mulheres, estudantes, com uma orientação sexual heterossexual e uma média de idade de cerca de 24anos. Por sua vez, os agressores são na sua maioria de sexo masculino, também com uma média de idades de 24 anos e namorados das vítimas.

Foi nos distritos do Porto (31.9%), Lisboa (15.9%) e Braga (11.6%) onde se registaram mais denúncias, sendo as formas mais prevalentes de violência no namoro a verbal e emocional, seguidas do controlo e da violência psicológica. Em cerca de 26% dos casos as vítimas foram sujeitas a ameaças de morte e/ou tentativas de homicídio. Segundo o mesmo estudo, desenvolvido pela investigadora Sofia Neves, cerca de 20% das vítimas tiveram necessidade de, na sequência da violência sofrida, receber tratamento médico e 12% estiveram em risco de vida. No entanto, em mais de 75% dos casos, as vítimas não apresentaram denúncia às autoridades competentes.

Ciúmes e problemas mentais das pessoas agressoras estão, sengundo a investigadora do CIEG, entre as causas mais apontadas para a prática da violência no namoro e 23.2% dos(as) estudantes afirmam já ter sido culpados(as), criticados(as), insultados(as), difamados(as) ou acusados(as) sem razão. 20.5% Afirmam já ter sofrido e praticado estes mesmos atos.

Os resultados do Estudo coordenado pela investigadora do CIEG, reforçam “a necessidade de se continuar a investir na prevenção e no combate à violência no namoro no Ensino Superior, intervindo sobretudo ao nível da desconstrução das crenças legitimadoras dessa mesma violência”. Revelam também “a necessidade dos estabelecimentos de Ensino Superior disponibilizaram às suas comunidades educativas recursos especializados de apoio às vítimas”.

O Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro no Ensino Superior: Crenças e Práticas, foi desenvolvido no âmbito do Programa UNi+, promovido pela Associação Plano i.