Professora do ISCSP-ULisboa participa em Estudo sobre Salário Médio em Portugal

22 setembro 2022

A Professora do ISCSP-ULisboa Lara Tavares participou no estudo “O Salário Médio em Portugal', da Fundação Calouste Gulbenkian.

“Qual o salário médio em Portugal? Como evoluiu, ao longo dos últimos vinte anos? Que impacto tiveram os aumentos do salário mínimo e da escolaridade na sua evolução? Estará o país a acompanhar a tendência dos seus parceiros europeus?”, são algumas das perguntas a que esta investigação procura responder.

O Salário Médio em Portugal – Retrato atual e evolução recente”, foi encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado pela Universidade do Minho, com a colaboração do ISCSP-ULisboa e descreve a evolução dos salários desde a introdução do euro, em 2002, até 2017, cobrindo assim vários ciclos da economia portuguesa. O estudo é complementado por três relatórios que permitiram abranger perspetivas de diversos autores e universidades sobre o crescimento dos salários em Portugal.