Saltar para o conteúdo principal

Relatório ODDH 2022: Mulheres com deficiência têm mais dificuldade em sair da situação de desemprego

14 dezembro 2022

O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) do ISCSP-ULisboa apresentou os resultados do relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022" (6.ª edição), no Colóquio ODDH – "Rompendo a invisibilidade: Falar de direitos humanos de raparigas e mulheres com deficiência", que se realizou no Instituto no dia 13 de dezembro de 2022.

“Apesar de alguns progressos que têm sido alcançados nos direitos humanos das pessoas com deficiência no nosso país, também nalgumas áreas – como no acesso ao emprego e na exposição ao risco de pobreza ou exclusão social – as disparidades persistem, afetando, em alguns contextos, mais as mulheres do que os homens com deficiência”, concluiu o relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022".

Segundo o estudo desenvolvido pelo ODDH do ISCSP-ULisboa, na área do trabalho e emprego, o relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022" mostra melhorias no desemprego registado das pessoas com deficiência: em setembro de 2022 havia cerca de 13 mil desempregados/as inscritos/as com deficiência (Portugal continental), registando-se um decréscimo de 4,6% face a dezembro de 2021.

Quando analisado o mesmo indicador em função do sexo, verifica-se, desde 2011, um crescimento constante de inscrições de mulheres com deficiência nos centros de emprego. As exceções foram apenas registadas em três anos: 2014 (-1,2%), 2018 (-1,5%) e agora, setembro de 2022 (-4,2% do que em dezembro de 2021).

Consulte na integra o relatório "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022" aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar