No âmbito do Protocolo de Cooperação estabelecido entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e aFondation Méditerranéenne d'études Stratégiques (FMES - França), estiveram presentes na 2ª edição dos Rencontres Stratégiques de la Méditerranée (RSMed) em Toulon, a Professora Catedrática Teresa de Almeida e Silva e o Doutorando Diogo Cardoso.
No painel “Disparités et défis communs en Méditerranée: quels regards de la jeunesse euro-méditerranéenne?”, o Dr. Diogo Cardoso participou, enquanto orador convidado, tendo discorrido acerca do papel da juventude no aprofundamento das relações entre os diferentes Estados de ambas as margens do Mediterrâneo, assim como os impactos da presença chinesa na região e a maneira com esta afeta a cooperação dos países dos Mediterrâneo.
O evento contou com cerca de 2800 participantes de todo o mundo e um conjunto de 70 especialistas de 18 nacionalidades, representando as Forças Armadas de diversos países, diplomatas, bem como altos-cargos políticos, representantes das Indústria da Defesa e experts.
O encontro permitiu ainda o estreitar de relações entre o ISCSP-ULisboa e a Fundación de Estudios Estratégicos e Internacionales (FESEI - Espanha), representada pelo seu patrono Miguel Álvarez de Eulate y Moreno e a Dra. Antía Pereiras Álvarez.