Saltar para o conteúdo principal

Resultados do inquérito revela perceção das empresas sobre o compromisso público em quatro áreas da responsabilidade social

9 novembro 2018

Foram hoje apresentados os resultados da análise ao 1.º Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos realizado por uma equipa de investigadoras do ISCSP-ULisboa, no seminário Responsabilidade Social das Empresas em Portugal: Perspetivas e Desafios promovido pelo CEEP, em Lisboa. O Inquérito resulta de uma iniciativa integrada no âmbito do projeto “Empresas e Direitos Humanos em Portugal” do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), do ISCSP-ULisboa, numa parceria com a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). Os trabalhos foram conduzidos pela equipa científica composta por: Isabel Cabrita, Ana Lúcia Romão, Andreia Soares e Castro e Ana Paula Ferreira, fazendo convergir para a análise perspetivas de Direito; Relações Internacionais; Economia e Métodos Quantitativos.

Este estudo decorre dos resultados do Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos, enviado às empresas portuguesas através da DGAE com a colaboração de cerca de 239 entidades patronais.

A análise incidiu sobre um conjunto de respostas relativo às características das empresas (volume de negócios, número de empregados, CAE, ano de criação e países onde desenvolvem a atividade), seguido de um conjunto alargado de questões organizado no âmbito das quatro áreas da responsabilidade social: “Direitos Humanos”, “Direitos dos Trabalhadores”, “Proteção Ambiental” e “Combate à Corrupção”.

Consulte os principais resultados deste estudo:

1.º Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos: apresentação e discussão dos resultados (PDF) (3.29 MB) Descrição do Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos (PDF) (0.52 MB)
Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar