Alumni do ISCSP-ULisboa comenta na RTP sobre Assédio Moral Laboral

23 fevereiro 2024

Membro da Direção Alumni ISCSP - Luis Sinate

No passado dia 15 de dezembro, o alumni e membro da Direção Alumni ISCSP-ULisboa Luis Sinate esteve presente no programa da RTP “Bem-vindos” a comentar o tema de assédio moral laboral, em conjunto com a psicóloga Joana Pena Ferreira.

Um dos aspetos comentados foi que o assédio moral provoca fortes impactos de forma silenciosa, e por vezes subtil, que põe em causa a saúde mental e até o bem-estar físico da própria vítima. Sendo que é comum que a vítima se sinta culpabilizada e até em negação sobre o que lhe está a acontecer. É muito frequente que a vítima seja coagida a não denunciar e que se sinta desprotegida dentro do seu sistema laboral.

Outro aspeto igualmente relevante referenciado é que a diferença entre aquilo que possa ser um conflito do dia-a-dia e o assédio moral (e mobbing) tem a ver com a perpetuação destes comportamentos abusivos por meio do exercício de poder, onde o alvo se mantém.

Nesta conversa de serviço público pertinente foram expostas situações concretas, talvez menos óbvias para a população em geral, de alerta e prevenção para este tipo de situação. Alguns exemplos citados recaem sobre: a atribuição de funções não condizentes com as do propósito de contratação; a retirada de recursos de trabalho que são importantes para o desempenho da sua função e executar comentários relativos à aparência pessoal e/ou forma de estar de modo mais jocoso, nomeadamente em frente a outros pares.

A rúbrica terminou com a ressalva de que a vítima nunca é a culpada, a culpa será sempre do agressor.

Pode aceder à conversa na íntegra aqui.