Saltar para o conteúdo principal

ISCSP firma Protocolo de Intenções para a criação do "Fórum do Mar dos Países da CPLP"

14 abril 2016

O protocolo foi celebrado entre o Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste, o ISCSP-ULisboa, a Marinha do Brasil e a Marinha Portuguesa, no dia 13 de abril de 2016, na Sala Monsanto do Instituto.

No dia 13 de abril de 2016, o ISCSP-ULisboa celebrou o protocolo de intenções para a criação do "Fórum do Mar dos Países da CPLP" com o Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste, a Marinha do Brasil e a Marinha Portuguesa, na Sala Monsanto do Instituto, pelas 18 horas.

Este protocolo de intenções surge da vontade comum de aprofundar o relacionamento dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no domínio dos temas de âmbito marítimo promovendo a aproximação entre as comunidades académicas e científicas, administrações marítimas, marinhas, guarda-costeiras, componentes navais e outros atores relevantes para a governança do mar. O documento firma ainda a necessidade de atuação em áreas estratégicas de interesse comum aos Estados membros da CPLP.

Pretende-se que a plataforma promova o diálogo, a cooperação e a partilha de experiências entre os organismos que, no seio da CPLP, podem contribuir para a formulação de uma estratégia marítima comum, aprofundando a governança marítima e promovendo a consciência marítima da opinião pública dos Estados da CPLP. A plataforma junta o Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa, a Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil, a Escola de Estudos Políticos e estratégicos do ISCSP-ULisboa e o Instituto de Defesa Nacional de Timor-Leste. O Presidente do ISCSP, Manuel Meirinho, reforçou que "este ato simbólico é um passo no fortalecimento de relações com três instituições com quem o ISCSP-ULisboa já estabeleceu relações de cooperação".

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram presentes os membros fundadores do "Fórum do Mar dos Países da CPLP": o Presidente do ISCSP-ULisboa, Professor Manuel Meirinho; o Diretor do Instituto da Defesa Nacional de Timor-Leste, Capitão-de-Mar-e-Guerra Donaciano Gomes; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso; bem como as respetivas comitivas dos organismos.

 Veja alguns momentos da assinatura do protocolo no Facebook do ISCSP.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar