ISCSP-ULisboa participa no Seminário - Acesso e Sucesso no Ensino Superior «Ver com Outros Olhos»

15 fevereiro 2024

O Seminário decorreu no passado dia 20 de outubro no Instituto de Educação da ULisboa, e o ISCSP fez-se representar pelo Gabinete de Apoio à Inclusão.

Este Seminário contou, na abertura, com a presença da Secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes e, no encerramento, do Secretário de Estado do Ensino Superior, Dr. Pedro Nuno de Freitas Lopes Teixeira.

A iniciativa visou promover o debate sobre questões que têm preocupado as Instituições de Ensino Superior relativamente à inclusão de estudantes com cegueira e baixa visão, dando voz a  estudantes e docentes, gabinetes de apoio das IES e famílias de estudantes com aquelas condições. Paralelamente, assinalou o sexto aniversário da Associação Bengala Mágica, tendo sido também o evento de encerramento de um ciclo de webinars organizados por esta Associação em parceria  com o Movimento Academia Acessível e com a Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

O Gabinete de Apoio à Inclusão marcou presença no Painel “Trilhando Percursos” - juntamente com os seus congéneres do ISCTE e da Universidade do Porto - tendo não só  partilhado as boas práticas do ISCSP no acompanhamento e inclusão de estudantes cegos e com baixa visão, como também a análise dos facilitadores e barreiras mais comummente encontrados no acompanhamento destes estudantes e a projeção dos desenvolvimentos futuros que considera relevantes para a inclusão cada vez mais efetiva dos estudantes cegos e com baixa visão no Ensino Superior.