Manual de Boas Práticas para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior

15 fevereiro 2022

O projeto TikTalks, promovido pela Associação Plano i, com o objetivo de promover a literacia para a saúde mental, criou um Manual de Boas Práticas para a Promoção da Saúde
Mental no Ensino Superior, que pretende servir os estudantes do Ensino Superior e profissionais que trabalham numa lógica de proximidade com estes.

Os promotores da iniciativa destacam a importância da promoção da literacia para a saúde mental como agregadora do bem-estar, reflexo da autoeficácia, autoestima e autocuidado. Pontos que podem ser importantes em desafios tão impactantes, como a adaptação ao novo contexto universitário e, por conseguinte, às novas dinâmicas académicas, sociais e familiares. Por outro lado, pessoas com baixos níveis de literacia individual tendem a sugestionar a tomada de decisão em relação à saúde mental, facilitando a reprodução de atitudes negativas e estigmatizadas relativas à mesma, sendo que o adiamento da procura do apoio poderá amplificar o desconforto clínico e comprometer o sucesso da intervenção, ou pelo menos dilatar o seu espaço temporal.

O propósito deste manual enquadra-se no ISCSP-Wellbeing, uma Unidade de Missão do ISCSP-ULisboa dedicada à avaliação, estudo e promoção do bem-estar na sua própria comunidade educativa.

Manual de Boas Práticas para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior (PDF) (3.83 MB)