Resultados do “Barómetro da Esperança” do ISCSP-ULisboa já são conhecidos

5 abril 2019

Comunidade ISCSPiana revela níveis de esperança franca­mente positivos, é o que revela Estudo “Barómetro da Es­perança”, agora divulgado.

Estão disponíveis para consulta os resultados do Estudo “Barómetro da Esperança” do ISCSP-ULisboa, realizado no âmbito da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável e da unidade de missão ISCSP-Wellbeing.

O Barómetro da Esperança é um projeto científico que tem por objetivos avaliar e incrementar a esperança, nomeadamente através de investigação colaborativa, feita em rede com parceiros internacionais, e permitindo estudos multiculturais e comparativos. O estudo tem três objetivos principais: encorajar e apoiar um discurso público sobre a esperança nos países participantes; explorar empiricamente a esperança como percebida por indivíduos e grupos em diferentes contextos e culturas; e contribuir para a compreensão do conceito teórico de esperança.

Segundo as conclusões do relatório, na comunidade ISCSPiana “há evidência de níveis de esperança multivetoriais, em funcionários e estudantes, francamente positivos”, o que vai ao encontro do percurso que o Instituto tem vindo a realizar na valorização das suas pessoas. Por outro lado, o relatório indica que é necessário “dar continuidade ao trabalho de promoção do bem-estar e da esperança na comunidade ISCSPiana, em particular dos estudantes, reforçando e mantendo valores que já são especialmente positivos”.

Consulte o reatório completo:

Relatório "Barómetro da Esperança" (PDF) (2.04 MB)