Projeto de Investigação - 50 anos de Democracia em Portugal

18 maio 2023

Aspirações e Práticas Democráticas.
Continuidades e Mudanças Geracionais.

Uma equipa do CAPP-ISCSP, coordenada pelos Professores Manuel Meirinho, Conceição Pequito Teixeira e Pedro Fonseca, está a realizar um projeto de investigação dedicado a mapear e descrever como os cidadãos portugueses compreendem as principais características da democracia portuguesa.

O projeto considera o contexto da celebração dos 50 anos de Democracia em Portugal, que se comemora no próximo ano e inclui um conjunto alargado de outputs científicos que vão desde artigos, capítulos de livros, livros, conferências, special issues, comunicação de ciência (com um website dedicado), entre outros.

Ainda neste âmbito destaca-se, numa primeira fase, a realização de duas dissertações de mestrado e uma tese de doutoramento, bem com a implementação de um programa de estágios para alunos de Ciência Política, a que acresce uma iniciativa que pretende fortalecer a ligação investigação-ensino, para incentivar a participação de docentes e estudantes das áreas da Ciência Política e de Ciências da Comunicação.

Componente inovadora é a que decorre de um inquérito por questionário a nível nacional (já em execução) com a finalidade de descrever e explicar as perceções dos portugueses sobre a forma como avaliam,  quer a democracia enquanto regime político em abstrato contrapondo-a a outras formas alternativas de governo, quer  o seu funcionamento na prática, procurando determinar os principais preditores do apoio à democracia nas suas diferentes dimensões.

Colaboram nas atividades os investigadores, Paula do Espírito Santo, Teresa Ruel Martins, Samuel Paiva Pires, Isabel David, Gabrieli Gaio e Nilza Mouzinho de Sena que inclui ainda quatro estudantes de doutoramento: Patrícia Tomás, Sofia Aureliano, António José Seguro, Andressa Vieira Costa.

O projeto conta já com o apoio institucional da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, esperando a adesão de outros parceiros.