Em 2024, a ULisboa subiu em três indicadores: número de artigos publicados em revistas científicas de Nature and Science, número de publicações indexadas no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e desempenho per capita da Universidade.
O Ranking de Shanghai é atualizado anualmente, desde o seu lançamento em 2003, tendo analisado este ano mais de 2500 Universidades, para selecionar as 1000 melhores para publicação.
Este ranking baseia a sua classificação em seis indicadores: o número de alumni e docentes contemplados com o Prémio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de Nature and Science, o número de publicações indexadas no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade.
A Universidade de Harvard (EUA) lidera o ranking pela 22.ª vez consecutiva, seguida pela Universidade de Stanford (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), University of Cambridge (Reino Unido) e University of California, Berkeley (EUA).
Fonte: Universidade de Lisboa