O Doutoramento em Saúde Planetária da Universidade de Lisboa vai abordar os desafios globais mais críticos na interseção das ciências da saúde, ambientais, sociais e políticas, a nível local, regional e planetário, essenciais para o conceito de saúde planetária.
Através de uma abordagem holística, o programa pretende capacitar os estudantes para lidarem com questões complexas que atravessam fronteiras disciplinares tradicionais. Neste Doutoramento vão poder desenvolver soluções e aplicá-las em laboratório ou em ambientes virtuais através de trabalho de equipa colaborativo.
Esta abordagem, transformadora e orientada para a solução, distingue o programa, com um currículo concebido para integrar diversas abordagens aos desafios da saúde planetária.
O programa envolve as 18 Escolas da Universidade de Lisboa e os docentes e orientadores de tese são especialistas de várias áreas e setores, académicos e não académicos, empenhados em promover um ambiente propício à investigação de elevada qualidade e impacto.
O Doutoramento desdobra-se em seis especialidades:
- Alterações Climáticas e Saúde;
- Saúde Global;
- Saúde em Ambientes Extremos;
- Políticas e Governança em Saúde Planetária;
- Saúde Tropical;
- Saúde Urbana.
O novo Doutoramento em Saúde Planetária da Universidade de Lisboa tem como objetivo criar líderes capazes de gerar evidência acionável e elaborar políticas públicas sustentáveis. Os doutorados deste programa irão impulsionar mudanças transformadoras para enfrentar os desafios de saúde multifacetados que o planeta enfrenta.
Candidaturas
1.ª fase - 3 a 28 de março 2025
2.ª fase - 12 de maio a 6 de junho de 2025
Mais informações aqui.
Fonte: Universidade de Lisboa