Next Generation: You! (2ª Edição) - Conferência sobre Migrações e Asilo da União Europeia

Tomará lugar no dia 15 de março pelas 14h30, no auditório Óscar Soares Barata, a próxima edição do projeto Next Generation: You!”, que se destaca pela parceria inter-universidades, entre o ISCSP-ULisboa e as Universidades de Aveiro; Évora; Beira Interior; Minho e Coimbra, e com o especial apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que se dispôs a oferecer patrocínios como viagens e visitas às Instituições Europeias em Bruxelas, aos alunos que apresentarem os melhores trabalhos.

Ao longo de quatro meses, (março e junho de 2023), serão realizadas seis conferências, uma por cada Universidade participante, em torno das quais se realizará um workshop destinado aos estudantes do 1.ª ciclo de estudos, (licenciatura).

As conferências terão como tema as seis Prioridades definidas pela Comissão Europeia para 2019-2024, que traduzem também os grandes desafios para a evolução da União Europeia, nomeadamente:

• Promover o modo de vida europeu;
  • Garantir uma Europa mais forte no mundo;
  • Renovar o impulso para a democracia europeia;
  • Assegurar uma economia ao serviço das pessoas;
  • Implementar um Pacto Ecológico Europeu;
  • Preparar a Europa para a era digital.

A importância desta iniciativa prende-se, entre muitas outras, com o facto de estabelecer uma relação entre as seis Universidades portuguesas e apelar à participação dos jovens universitários em ciclos de discussão sobre a integração e o futuro da União Europeia. No caso do ISCSP-ULisboa, sobre o tema dos movimentos migratórios e as políticas de asilo.

Tendo em conta o número de áreas de intervenção e estudos do ISCSP-ULisboa em que se engloba o projeto, (Relações Internacionais, Ciência Política, Estratégia, Administração Pública e Serviço Social), é de realçar também, a amplitude do espectro de estudantes que a iniciativa envolve.

As inscrições para o projeto decorrem entre os dias 20 de fevereiro e 8 de março. O workshop irá suceder-se a 13 de março pelas 14h30.

No dia 15 de março, o evento será constituído por uma sessão de abertura de sensivelmente uma hora, com início às 14h30, seguido de uma conferência com oradores e moderadores até às 18h30. Poderá seguir a mesma via online, através do seguinte link:https://youtube.com/live/VtYhcSls54U?feature=share.

Next Generation: You! (2ª Edição) e Conferência sobre o Pacto para as Migrações e Asilo da União Europeia - Cartaz (JPG) (9.56 MB)

Call - Next Generation: You! (2ª Edição) e Conferência sobre o Pacto para as Migrações e Asilo da União Europeia (PDF) (0.26 MB)

Next Generation: You! (2ª Edição) e Conferência sobre o Pacto para as Migrações e Asilo da União Europeia - Programa (PDF) (4.82 MB)

Para eventuais dúvidas e esclarecimentos, devem ser contactadas as organizadoras do evento:

Professora Carla Guapo Costa: cguapoc@hotmail.com

Professora Andreia Soares e Castro: andreiasoaresecastro@gmail.com