O que é um estágio curricular?
Os estágios curriculares são programas desenvolvidos no âmbito de um ciclo académico. Para os alunos conseguirem cumprir os estágios curriculares, é necessário que exista um protocolo entre o estabelecimento de ensino, a entidade de acolhimento e o aluno. Uma das principais características dos estágios curriculares é o facto de decorrerem durante o ciclo de estudos, sendo obrigatório o aluno ter matrícula ativa. De ressalvar que o estágio curricular não é um emprego nem pode ser considerado em momento algum como tal. É, assim, considerado como uma experiência em contexto real de trabalho.
O que é um estágio de inserção na vida ativa?
O estágio de inserção na vida ativa (IVA) é um estágio para quem já concluiu a sua formação académica e está interessado em realizar um estágio não curricular, com uma configuração semelhante a um estágio profissional. Contudo, o mesmo só pode ser realizado até 12 meses após a conclusão do curso no ISCSP-ULisboa. Este estágio tem uma duração máxima de 3 meses.
O que é um estágio profissional?
Os estágios profissionais são estágios que decorrem após a conclusão de um ciclo académico. Estes podem ser financiados a 100% pela empresa de acolhimento ou através de uma parceria da empresa com o IEFP. Para mais informação, consulte a seguinte ligação.
Pedido de Estágio Curricular
O pedido de estágio formal será realizado pelo Serviço de Saídas Profissionais, e para formalizarmos necessitaremos que nos envie um e-mail com a seguinte informação:
- entidade de acolhimento pretendida;
- departamento / área de estágio onde pretende estagiar;
- currículo e carta de apresentação (que acompanharão o pedido em PDF);
- data (prevista) de início e de término do Estágio.
No caso do estágio já se encontrar aceite, pela entidade de acolhimento, será necessário enviar e-mail para o Serviço de Saídas Profissionais com as seguintes informações:
- entidade de acolhimento pretendida onde irá realizar o seu estágio;
- data de início e término de Estágio;
- identificação do professor orientador académico.
Além disso, deverá também de identificar um/a professor/a para ser o/ seu/sua orientador/a académico/a ao longo do estágio.