Saltar para o conteúdo principal

Estágios

5 janeiro 2021

Todos os estágios curriculares ou de inserção na vida ativa realizados respetivamente por alunos e diplomados do ISCSP-ULisboa requerem o estabelecimento de um protocolo de cooperação tripartido. Este é um documento imprescindível para a realização do estágio.

O que é um estágio curricular?

Os estágios curriculares são programas desenvolvidos no âmbito de um ciclo académico. Para os alunos conseguirem cumprir os estágios curriculares, é necessário que exista um protocolo entre o estabelecimento de ensino, a entidade de acolhimento e o aluno. Uma das principais características dos estágios curriculares é o facto de decorrerem durante o ciclo de estudos, sendo obrigatório o aluno ter matrícula ativa. De ressalvar que o estágio curricular não é um emprego nem pode ser considerado em momento algum como tal. É, assim, considerado como uma experiência em contexto real de trabalho.

O que é um estágio de inserção na vida ativa?

O estágio de inserção na vida ativa (IVA) é um estágio para quem já concluiu a sua formação académica e está interessado em realizar um estágio não curricular, com uma configuração semelhante a um estágio profissional. Contudo, o mesmo só pode ser realizado até 12 meses após a conclusão do curso no ISCSP-ULisboa. Este estágio tem uma duração máxima de 3 meses.

O que é um estágio profissional?

Os estágios profissionais são estágios que decorrem após a conclusão de um ciclo académico. Estes podem ser financiados a 100% pela empresa de acolhimento ou através de uma parceria da empresa com o IEFP. Para mais informação, consulte a seguinte ligação.

 

Pedido de Estágio Curricular

O pedido de estágio formal será realizado pelas Saídas Profissionais, e para formalizarmos necessitaremos que nos envie um e-mail com a seguinte informação: 

  • entidade de acolhimento pretendida;
  • departamento / área de estágio onde pretende estagiar;
  • currículo e carta de apresentação (que acompanharão o pedido em PDF);
  • data (prevista) de início e de término do Estágio.

No caso do estágio já se encontrar aceite, pela entidade de acolhimento, será necessário preencher todos os campos abaixo indicados.

Além disso, deverá também de identificar um/a professor/a para ser o/ seu/sua orientador/a académico/a ao longo do estágio.

 

Preenchimento de Protocolo de Estágio

    Para preencher o protocolo de estágio basta seguir os passos abaixo indicados:

    1.º Passo: download da minuta de protocolo de estágio (escolher a do curso que se encontra a frequentar);

    2.º Passo: análise e preenchimento da minuta em causa com os dados do(a) aluno(a) e da entidade parceira, bem como os restantes campos em aberto;

    3.º Passo: envio da minuta devidamente preenchida para Saídas Profissionais, através do e-mail saidasprofissionais@iscsp.ulisboa.pt.

    Em caso de dúvida no preenchimento do protocolo, as Saídas Profissionais estão disponíveis através de e-mail ou presencialmente, dentro dos horários vigentes.

    Minuta de Protocolo de Estágio – Licenciatura em Antropologia (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio – Licenciatura em Administração Pública (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio - Licenciatura em Administração Pública e Políticas do Território (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio - Licenciatura em Ciência Política (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio - Licenciatura em Ciências da Comunicação (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio - Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio - Licenciatura em Relações Internacionais (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio - Licenciatura em Sociologia (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio – Licenciatura em Serviço Social – UC Estágio I (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio – Licenciatura em Serviço Social – UC Estágio II (DOCX) (0.11 MB) Minuta de Protocolo de Estágio – Licenciatura em Serviço Social – UC Estágio Laboratório (DOCX) (0.10 MB)
    Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar