As Provas Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior visam facultar o acesso e ingresso nos cursos de licenciatura aos indivíduos maiores de 23 anos que demonstrem possuir os conhecimentos mínimos indispensáveis à frequência de um determinado curso superior e a capacidade, experiência e maturidade que os qualifiquem como candidatos a uma formação superior.
A informação disponível não dispensa a consulta do regulamento:
Regulamento de Acesso dos Maiores de 23 Anos aos Cursos de I Ciclo (PDF) (0.63 MB)Requisitos
Podem candidatar-se os indivíduos que tenham completado 23 anos de idade até o dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas, desde que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições:
- Não ter habilitação de acesso para o curso pretendido, entendendo-se por habilitação de acesso:
- a titularidade de um curso de ensino secundário ou equivalente e;
- a aprovação nos exames nacionais que se constituem como provas de ingresso para o curso pretendido no ano em que são realizados ou nos dois anos imediatamente seguintes (para todos os exames nacionais realizados até 2021). A partir de 2022 os exames nacionais do ensino secundário podem ser utilizados como provas de ingresso no âmbito da candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano da sua realização e nos quatro anos seguintes.
- Ter nacionalidade portuguesa ou de um Estado membro da União Europeia. Não sendo nacionais de um estado-membro da União Europeia nem sendo familiares de portugueses ou de nacionais de um estado-membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade, deverão (i) residir legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretenda ingressar no ensino superior, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito; ou (ii) ser beneficiário, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.
Candidaturas
O processo de acesso dos maiores de 23 anos aos cursos de licenciatura do ISCSP divide-se em duas etapas, a saber:
1. Inscrição nas provas de avaliação da capacidade para a frequência dos cursos de licenciatura do ISCSP (1.ª ETAPA);
2. Candidatura à frequência dos cursos de licenciatura do ISCSP (2.ª ETAPA).
1ª Etapa: Inscrição nas provas de avaliação da capacidade para a frequência dos cursos de licenciatura do ISCSP
A inscrição para a realização das provas de avaliação é formalizada exclusivamente online, através da plataforma de candidaturas do ISCSP.
Os documentos a entregar são os seguintes:
- Documento de Identificação;
- Currículo escolar e profissional do candidato, detalhado e atualizado;
- Documentos (diplomas, certificados de habilitação) que comprovem as habilitações constantes do currículo;
- Certidão de contagem de tempo de residência em Portugal ou comprovativo de beneficiário do estatuto de igualdade de direitos e deveres, na eventualidade de o candidato não ter nacionalidade portuguesa, nem ser nacional de um Estado membro da União Europeia;
Taxa de Inscrição às Provas: 150€.
PROVAS DE AVALIAÇÃO:
- Prova escrita de Língua Portuguesa - Ponderação na classificação final: 30%;
- Prova específica de avaliação de conhecimentos (Geografia ou História) - Ponderação na classificação final: 30%.
- Entrevista - Ponderação na classificação final: 40 %;
A prova escrita de Língua Portuguesa é obrigatória e eliminatória.
A prova específica a realizar (História ou Geografia) é escolhida no ato da inscrição
2.ª ETAPA: Candidatura à frequência dos cursos de licenciatura do ISCSP
Os candidatos, titulares de provas válidas no ISCSP, podem candidatar-se a qualquer um dos cursos de licenciatura lecionados no ISCSP.
Os candidatos que tenham prestado provas especiais de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior dos Maiores de 23 anos em outras instituições de ensino superior, devem solicitar a validação das provas previamente, sendo somente passiveis de validação provas de ingresso de estrutura idêntica e áreas cientificas iguais. A validação de provas prestadas em outras instituições de ensino superior implica o pagamento de emolumento anualmente definido.
Poderá consultar à Tabela de Emolumentos aqui.
A candidatura a cada curso implica o pagamento do emolumento associado.
Taxa de Candidatura: 100€ (por curso)
Calendarização
Candidaturas - 2023/2024 | ||
Ato |
Início |
Fim |
1.ª ETAPA |
||
Inscrição às provas de acesso |
1 de março a 31 de março |
|
Divulgação da lista de admitidos à realização das provas de acesso |
5 de abril |
|
Realização da Prova de Língua Portuguesa |
14 de abril, 09h00 |
|
Divulgação da pauta da prova de Língua Portuguesa |
3 de maio |
|
Divulgação da lista de admitidos à realização das provas específicas |
3 de maio |
|
Realização das provas específicas (História, Geografia) |
12 de maio, 09h00 |
|
Divulgação da pauta das provas específicas |
24 de maio |
|
Divulgação da lista de admitidos à realização da entrevista |
24 de maio |
|
Realização das entrevistas |
1 de junho |
|
Publicação da pauta final de classificações da 1ª etapa |
6 de junho |
|
2.ª FASE |
||
Candidatura aos cursos de licenciatura |
3 de julho a 4 de agosto |
|
Data limite para afixação do edital de colocação |
11 de agosto |
|
Matrícula e inscrição |
21 de agosto a 25 de agosto |
Vagas
Curso |
Vagas |
Administração Pública |
3 |
Administração Pública (Pós-Laboral) |
8 |
Administração Pública e Políticas do Território (Pós-Laboral) |
10 |
Antropologia |
8 |
Ciência Política |
10 |
Ciências da Comunicação |
0 |
Gestão de Recursos Humanos |
1 |
Gestão de Recursos Humanos (Pós-Laboral) |
5 |
Relações Internacionais |
10 |
Relações Internacionais (Pós-Laboral) |
10 |
Serviço Social |
6 |
Serviço Social (Pós-Laboral) |
10 |
Sociologia |
5 |
Sociologia (Pós-Laboral) |
10 |
Propina
Para informações sobre o valor da propina poderá aceder aqui.
Júri do Concurso
Presidente: Professor Doutor Edgardo Medeiros Silva
Prova de Língua Portuguesa:
Professor Doutor Edgardo Medeiros Silva
Professora Doutora Rita Amorim
Professora Doutora Raquel Baltazar
Professora Doutora Marta Soares
Professora Maria da Palma
Prova Específica de Geografia:
Professora Doutora Teresa Almeida e Silva
Professora Doutora Andrea Valente
Prova Específica de História:
Professor Doutor Nuno Canas Mendes
Professor Doutor Guilherme Maia de Loureiro
Entrevistas:
Professora Doutora Ana Esgaio
Professor Doutor Albino Cunha
Professora Doutora Ana Maria Santos
Professora Doutora Andrea Valente
Professora Doutora Andreia Soares e Castro
Professor Doutor Edgardo Medeiros da Silva
Professora Doutora Lara Tavares
Professora Doutora Maria João Militão Ferreira
Professora Doutora Maria José Núncio
Professora Doutora Maria da Luz Ramos
Professora Doutora Raquel Baltazar
Professora Doutora Rita Amorim
Professora Doutora Rosária Ramos
Professora Doutora Teresa de Almeida e Silva
Professora Doutora Irene Rodrigues
Professora Doutora Margarida Mesquita
Professora Doutora Margarida Tribuna
Professora Maria Palma
Professora Doutora Marta Soares
Professor Doutor Samuel Paiva Pires
Professora Doutora Sónia Gonçalves
Professora Doutora Sónia Sebastião
Programas de estudo para Acesso ao Ano Letivo 2023/2024
Programa da prova de Língua Portuguesa (M23) (PDF) (0.19 MB) Programa da prova de Geografia (M23) (PDF) (0.19 MB) Programa da prova de História (M23) (PDF) (0.20 MB)
Exemplos - Provas de Acesso
Ano letivo 2022/2023
Prova de Língua Portuguesa (M23) (PDF) (0.29 MB) Prova de Geografia (M23) (PDF) (0.15 MB) Prova de História (M23) (PDF) (0.14 MB)Ano letivo 2021/2022
Prova Específica de Geografia (PDF) (0.14 MB) Prova Específica de História (PDF) (0.15 MB) Prova Específica de Língua Portuguesa (PDF) (0.29 MB)Ano letivo 2020/2021
Programa da prova Específica de Geografia (PDF) (0.09 MB) Prova Específica de História (PDF) (0.11 MB) Prova Específica de Língua Portuguesa (PDF) (0.23 MB)Resultados do processo de candidatura
Os resultados serão divulgados através da plataforma de candidaturas, nos prazos fixados no calendário de candidaturas.