Boas Práticas na Prevenção do Crime e na Reinserção Social
12.ª Edição início :Final de outubro
Propinas:€1900
Créditos:60
Candidaturas :17 de março a 21 de setembro de 2025
Coordenação

Dália Costa
Objetivos
Desenvolver capacidades para usar uma abordagem interdisciplinar, cruzando conhecimentos da área social e jurídica, na análise dos crimes e na definição de estratégias mais adequadas para a sua prevenção, para a reinserção de transgressores e promoção de direitos e proteção de vítimas de crime.
Definir estratégias, planear e implementar medidas de intervenção para prevenir a delinquência juvenil e contribuir para os processos de educação de jovens para o Direito.
Obter e aprofundar conhecimentos para melhorar a prática profissional na prevenção do crime e da delinquência juvenil e na reinserção social.
Conhecer os sistemas da aplicação e execução de penas e de medidas a jovens delinquentes e saber interpretar a avaliação de risco de reincidência considerando-o no planeamento da reinserção social.
Conhecer as boas práticas na prevenção do crime e na reinserção social de adultos e de jovens, incluindo observação em visitas de estudo.
Melhorar competências na compreensão da criminalidade, no conhecimento das estratégias e medidas destinadas à sua prevenção e à reinserção social e no planeamento e desempenho técnico, quer em Estabelecimentos Prisionais, Centros Educativos, quer em Escolas, Autarquias Municipais, Organizações de Apoio a Vítimas, entre outros
Destinatários
Profissionais ou outras pessoas interessadas em obter formação avançada na área da Criminologia e da Reinserção, nomeadamente, jornalistas, juristas, sociólogos, psicólogos, antropólogos, técnicos de serviço social, técnicos de reinserção e animadores socioculturais.