Saltar para o conteúdo principal

Pós-Graduação em Crise e Ação Humanitária

10.ª Edição

Qualificar Profissionais para Ambientes de Catástrofe

10.ª Edição início :Janeiro

Propinas:€1900

Créditos:60

Candidaturas :17 de março a 21 de setembro de 2025

Coordenação

Coordenação Científica

Maria de Fátima Amante
Maria de Fátima Amante
Maria de Fátima Amante

Maria de Fátima Amante

Coordenação Executiva

Tânia Ganito
Tânia Ganito
Tânia Ganito

Tânia Ganito

Em colaboração com:

Objetivos

As exigências provocadas por catástrofes naturais e por influência humana que conduzem a contextos de crise sistémica têm aumentado em número e magnitude. São cada vez mais diversos e complexos os terrenos onde operam as organizações humanitárias exigindo-se profissionais altamente qualificados. Neste sentido, o âmbito e o significado da ação humanitária têm conhecido uma profunda alteração. De acordo com Global Humanitarian Overview, em 2021 registou-se o número mais elevado em décadas de pessoas que precisaram de assistência e proteção humanitária, 235 milhões, número que, estima-se, subirá para os 274 milhões em 2022. Prevê-se, assim, um crescimento do trabalho no sector humanitário e, simultaneamente, um aumento na procura de programas pós-graduados, de análises inovadoras e de investigação sobre novos modelos de ação humanitária. A missão da pós-graduação em CRACH é preparar profissionais para agirem em ambientes de catástrofe em contexto nacional e internacional. Os seus objetivos são:

  • Providenciar formação académica de elevada qualidade e competências profissionais para a análise crítica da ação humanitária e para o exercício de trabalho humanitário;
  • Favorecer a troca de experiências entre estudantes, especialistas, investigadores e professores de modo a construir um entendimento profundo sobre crise e ação humanitária, numa perspetiva multidisciplinar e com recurso a estudos de caso;
  • Refletir sobre os desafios humanitários atuais no contexto do debate sobre emergência humanitária e desenvolvimento.

Prevê-se que os estudantes possam experienciar uma situação de emergência e ação humanitária em ambiente de simulacro.

Destinatários

Trabalhadores humanitários e profissionais nas seguintes áreas: saúde, jornalismo e comunicação, migrações, proteção civil, segurança, desenvolvimento, diplomacia.

Destina-se também a recém-licenciados que procuram carreira nos sectores humanitário e do desenvolvimento bem como todos os interessados em realizar voluntariado humanitário.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar