Apoiar profissionais em contextos críticos de envelhecimento das populações.
1.ª Edição início :Janeiro
Propinas:€2200
Créditos:60
Candidaturas :23 de outubro a 15 de dezembro de 2024
Coordenação
Coordenação Científica
Maria Irene Carvalho
Coordenação Executiva
Carla Ribeirinho
Objetivos
Este curso de pós-graduação insere-se na estratégia da Universidade de Lisboa de incrementar a percentagem de graduados na população, dinamizando a formação ao longo da vida e fomentando atividades de desenvolvimento profissional de acordo com o objetivo de convergência com a Europa.
Portugal enfrenta um envelhecimento muito acentuado da sua população, confirmando uma tendência demográfica mais vasta a nível europeu. Este padrão demográfico reflete-se num aumento acentuado das necessidades relativas a cuidados básicos, autonomia e saúde, envelhecimento ativo, participação cívica e inclusão na comunidade, que colocam, por sua vez, fortes exigências aos profissionais que intervêm nestes domínios.
Tem também vindo a ser evidente que o problema do envelhecimento, pela sua complexidade, deverá ter respostas de nível local cada vez mais integradas. É o caso de iniciativas como as que concebem e implementam Planos Estratégicos de Envelhecimento Sustentável, enquanto dispositivos de governação integrada, mobilizando redes de parceiros e profissionais. Um aspeto importante destes planos prende-se com a qualificação das organizações parceiras e a promoção do desenvolvimento do capital humano, no sentido de melhorar a qualidade da intervenção na área do envelhecimento. Em particular, é relevante que se criem dispositivos de formação em supervisão para apoio aos profissionais na prevenção das situações de stress e burnout e/ou em situações que envolvam problemas éticos na intervenção social.
O objetivo central desta pós-graduação é, assim, proporcionar a aquisição de competências que melhorem a qualidade do desempenho profissional no contexto dos planos estratégicos de envelhecimento ativo e sustentável desenvolvidos a nível local. Pretende-se potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional e a resiliência dos profissionais ao nível da intervenção no envelhecimento; desenvolver capacidades de supervisão que qualifiquem os profissionais para a melhoria da intervenção social; promover a reflexividade crítica a partir das necessidades suscitadas pela prática profissional.