Propinas: € 5500
Vagas: 20
Horário:
8 horas semanais
Candidaturas: Encerradas
Três razões para escolher este Doutoramento:
- Programa conjunto;
- Corpo docente altamente qualificado, com produção científica e académica reconhecida nacional e internacionalmente;
- Ambiente académico de excelência, com a presença de estudantes estrangeiros/as.
Duração 4 Anos
O Doutoramento em Antropologia da Universidade de Lisboa (DANT) é um programa conjunto do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), com a colaboração do Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras.
No ano letivo de 2023-2024, a instituição anfitriã é o ICS-ULisboa.
Destina-se a estudantes que desejem desenvolver investigação antropológica inovadora recorrendo a metodologias variadas, do trabalho de campo à pesquisa em arquivo. Encorajamos também a pluralidade de temáticas e abordagens teóricas, dentro do património da antropologia e nos seus cruzamentos com outras ciências sociais e humanidades.
No DANT os estudantes encontram uma comunidade científica dinâmica e internacionalizada, e desfrutam da circulação de investigadores e das redes de investigação estabelecidas com várias universidades de relevo internacional na área da antropologia e das ciências sociais em geral.
Datas de candidatura: 1 de fevereiro a 17 de Março de 2023 (1.ª fase); 3 de abril a 7 de julho de 2023 (2.ª fase); 21 de Agosto a 8 de setembro de 2023 (3.ª fase).
Página web do Programa de Doutoramento: https://doutoramento.antropologia.ulisboa.pt/
Coordenação

Objetivos
Visamos formar antropólogos qualificados, capazes de mobilizar o capital cognitivo da disciplina, a sua exposição à diversidade cultural e a sua criatividade metodológica de modo a responder aos desafios contemporâneos, identificando problemas, equacionando programas de pesquisa e desenvolvendo ou mediando intervenções com impacto social.
O grau de Doutor em Antropologia é atribuído nas especialidades de Antropologia da Cultura Material, Antropologia da Economia e do Trabalho, Antropologia da Etnicidade e do Político, Antropologia da Religião e do Simbólico, Antropologia da Saúde, Antropologia do Parentesco e do Género, e Antropologia e História.