Doutoramento em Estudos de Género
Número de Vagas
Número total de vagas: 20
Nº de vagas para a 1ª fase: 10
Nº de vagas para a 2ª fase: 10
Requisitos
São admitidos/as como candidatos/as:
- Titulares de Mestrado ou equivalente legal em diferentes áreas científicas como Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida, Ciências Tecnológicas, ou quaisquer outras áreas científicas e artísticas;
- Quem detenha currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante para os Estudos de Género, que indicie capacidade para a realização com sucesso deste ciclo de estudos.
Critérios de Seleção e Seriação
Só serão admitidas candidaturas com uma pontuação final igual ou superior a 14, numa escala de 0 a 2O. As candidaturas são seriadas pela Comissão Coordenadora e Conselho Científico do Programa de Doutoramento, de acordo com a pontuação baseada no mérito individual, segundo os seguintes critérios:
Perfil A) (candidaturas com licenciatura e mestrado)
a) Graus académicos - 10% (Licenciatura), 20% (Mestrado);
b) Curriculum vitae - 30%;
c) Proposta de tema e da carta de motivação - 20%;
d) Entrevista com membros da Comissão Coordenadora e/ou do Conselho Científico do Programa de Doutoramento - 20%.
Perfil B) (candidaturas só com licenciatura)
a) Graus académicos - 10% (Licenciatura);
b) Curriculum vitae - 50%;
c) Proposta de tema e da carta de motivação - 20%;
d) Entrevista com membros da Comissão Coordenadora e/ou do Conselho Científico do Programa de Doutoramento - 20%.
Composição do Júri de Seleção
O Júri de Seleção é composto por três membros da Comissão Coordenadora e/ou do Conselho Científico do Programa de Doutoramento.
Processo de Candidatura
A candidatura deve ser instruída com os seguintes elementos:
Documentos comprovativos de que o/a candidato/a reúne as condições acima referidas;
Curriculum vitae atualizado (Modelo Europass http://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/curriculum-vitae);
Proposta de tema no âmbito dos Estudos de Género a desenvolver no Doutoramento (máximo 500 palavras);
Carta de motivação, detalhando as razões pelas quais deseja seguir o programa de estudos (máximo 300 palavras);
Cópia do Cartão de Identificação ou Passaporte.
Apresentação de candidaturas:
As candidaturas para o ano letivo de 2024/2025 são efetuadas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, da Universidade de Lisboa, exclusivamente online através da plataforma FenixEdu – fenix.iscsp.ulisboa.pt
Caso já possua uma conta no ISCSP deverá utilizar as suas credenciais My ISCSP para realizar a candidatura.
Acesso através do My ISCSP (PDF) (1.10 MB)
Caso já possua uma conta da Universidade de Lisboa deverá utilizar as suas credenciais ULISBOA para realizar a candidatura.
Acesso através da Conta de utilizador ULisboa (PDF) (0.88 MB)
Caso nunca tenha sido aluno/a do ISCSP, deverá realizar o registo em: https://fenix.iscsp.ulisboa.pt/accountCreation
Instruções de acesso às candidaturas para candidatos externos (PDF) (0.73 MB)
Contacto e informações
Núcleo de Apoio aos Mestrados e Doutoramentos do ISCSP-ULISBOA
E-mail: doutoramentos@iscsp.ulisboa.pt
Telefone: (+351) 213 619 431
Candidaturas, matrículas e inscrições
Prazos
1.ª Fase |
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Prazos |
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Candidaturas |
1 de março a 30 de abril |
Entrevistas |
6 de maio a 10 de maio |
Publicação dos resultados |
17 de maio |
Matrícula (apenas online) |
24 de maio a 14 de junho |
Vagas |
|
10 |
2.ª Fase |
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Prazos |
|
Candidaturas |
2 maio a 2 de julho |
Entrevistas |
8 de julho a 12 de julho |
Publicação dos resultados |
19 de julho |
Matrícula (apenas online) |
26 de julho a 30 de agosto |
Vagas |
|
10 |
3.ª Fase (só para vagas eventualmente sobrantes da 2ª fase) |
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Prazos |
|
Candidaturas |
4 de julho a 30 de agosto |
Entrevistas |
9 de setembro a 13 de setembro |
Publicação dos resultados |
18 de setembro |
Matrícula |
20 de setembro a 30 de setembro |
Vagas |
|
Vagas sobrantes da 2.ª fase |
As candidaturas positivamente valoradas, mas que não tenham obtido vaga, transitam automaticamente para a fase seguinte, sendo desnecessária a apresentação de nova candidatura.
Matrícula e Inscrição
Os/as candidatos/as realizam a matrícula online no período indicado, após a divulgação dos resultados das candidaturas.
A efetivação da matrícula está sujeita ao pagamento da propina base e da taxa de matrícula.
Taxa de matrícula – 50,00€
Seguro Escolar – 2,10€
1.ª Prestação da Propina – 700€
As vagas dos/as candidatos/as admitidos/as e não matriculados/as são transferidas para a fase seguinte, sendo a admissão anulada, obrigando a uma nova candidatura.
Documentos necessários
No momento da inscrição é necessária a apresentação dos originais dos documentos solicitados para a candidatura e do documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Passaporte).
Para os/as candidatos/as selecionados/as nas 1.ª, 2.ª e 3.ª fases, a data-limite para a entrega dos documentos solicitados e do documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Passaporte) é 1 de outubro de 2024.
Emolumentos e Propinas
O emolumento a pagar pela candidatura tem o valor de 100,00€, não havendo em qualquer caso lugar à sua devolução, ainda que o/a candidato/a seja excluído/a ou não seja selecionado/a.
O valor da propina, considerando tempo integral, para o ano letivo de 2024/2025 é o seguinte:
Prestações |
1.º Ano |
2.º Ano |
3.º Ano |
4.º Ano |
|
Total |
2000 |
2000 |
1250 |
1250 |
|
1.ª Prestação - Ato de matrícula |
700 |
n.a. |
n.a. |
n.a. |
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2.ª Prestação - 31 de outubro |
100 |
500 |
400 |
400 |
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3.ª Prestação - 31 de janeiro |
500 |
500 |
300 |
300 |
|
4.ª Prestação - 30 de abril |
500 |
500 |
300 |
300 |
|
5.ª Prestação - 30 de junho |
200 |
500 |
250 |
250 |
|
Início das atividades académicas
O início das aulas está previsto para outubro de 2024.
Local
O curso terá lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, no Campus Universitário da Ajuda.
Contactos
Coordenação do Curso: Anália Torres, E-mail: atorres@iscsp.ulisboa.pt; Manuel Lisboa, E-mail: m.lisboa@fcsh.unl.pt; Teresa Pizarro Beleza, E-mail: tpb@novalaw.unl.pt
Núcleo de Apoio aos Mestrados e Doutoramentos do ISCSP-ULISBOA: doutoramentos@iscsp.ulisboa.pt
Informação complementar: Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada, nomeadamente quando se trate de documentos obtidos no estrangeiro, pode ser solicitado o reconhecimento pelo agente consular português local e/ou legalizados pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida por Convenção de Haia), assinada na Haia, em de 5 de outubro de 1961, à exceção de documentos emitidos por Instituições de Ensino Superior de países da União Europeia.
Sempre que os documentos acima mencionados se encontrem numa língua estrangeira que não o espanhol, francês, inglês ou italiano, deve entregar-se a tradução dos mesmos. As traduções devem ser devidamente certificadas pelas autoridades competentes para o efeito.