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Candidaturas 2025-2026

Doutoramento em Estudos de Género

 Número de Vagas

Número total de vagas: 20
N.º de vagas para a 1.ª fase: 10
N.º de vagas para a 2.ª fase: 10

Requisitos

São admitidos/as como candidatos/as:

  1. Titulares de Mestrado ou equivalente legal em diferentes áreas científicas como Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida, Ciências Tecnológicas, ou quaisquer outras áreas científicas e artísticas;
  2. Quem detenha currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante para os Estudos de Género, que indicie capacidade para a realização com sucesso deste ciclo de estudos.

 Critérios de Seleção e Seriação

Só serão admitidas candidaturas com uma pontuação final igual ou superior a 14, numa escala de 0 a 20. As candidaturas são seriadas pela Comissão Coordenadora e Conselho Científico do Programa de Doutoramento, de acordo com a pontuação baseada no mérito individual, segundo os seguintes critérios:

 

Perfil A) (candidaturas com licenciatura e mestrado)

  • Graus académicos - 10% (Licenciatura), 20% (Mestrado);
  • Curriculum vitae - 30%;
  • Proposta de tema e da carta de motivação - 20%;
  • Entrevista com membros da Comissão Coordenadora e/ou do Conselho Científico do Programa de Doutoramento - 20%.

Perfil B) (candidaturas só com licenciatura)

  • Graus académicos - 10% (Licenciatura);
  • Curriculum vitae - 50%;
  • Proposta de tema e da carta de motivação - 20%;
  • Entrevista com membros da Comissão Coordenadora e/ou do Conselho Científico do Programa de Doutoramento - 20%.

 

 Composição do Júri de Seleção

O Júri de Seleção é composto por três membros da Comissão Coordenadora e/ou do Conselho Científico do Programa de Doutoramento.

 

Processo de Candidatura

A candidatura deve ser instruída com os seguintes elementos:

  • Documentos comprovativos de que o/a candidato/a reúne as condições acima referidas;
  • Curriculum vitae atualizado (Modelo Europass http://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/curriculum-vitae);
  • Proposta de tema no âmbito dos Estudos de Género a desenvolver no Doutoramento (máximo 500 palavras);
  • Carta de motivação, detalhando as razões pelas quais deseja seguir o programa de estudos (máximo 300 palavras);
  • Cópia do Cartão de Identificação ou Passaporte.

 

Apresentação de candidaturas:

As candidaturas para o ano letivo de 2025/2026 são efetuadas no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, da Universidade de Lisboa, exclusivamente online através da plataforma FenixEdu – fenix.iscsp.ulisboa.pt

Caso já possua uma conta no ISCSP deverá utilizar as suas credenciais My ISCSP para realizar a candidatura.

Acesso através do My ISCSP (PDF) (1.10 MB)

Caso já possua uma conta da Universidade de Lisboa deverá utilizar as suas credenciais ULISBOA para realizar a candidatura.

Acesso através da Conta de utilizador ULisboa (PDF) (0.88 MB)

Caso nunca tenha sido aluno/a do ISCSP, deverá realizar o registo em: https://fenix.iscsp.ulisboa.pt/accountCreation

Instruções de acesso às candidaturas para candidatos externos (PDF) (0.73 MB)


Contacto e informações

Núcleo de Apoio aos Mestrados e Doutoramentos do ISCSP-ULisboa

E-maildoutoramentos@iscsp.ulisboa.pt

Telefone: (+351) 213 619 431

 

Candidaturas, matrículas e inscrições

Prazos

1.ª Fase

Prazos

Candidaturas

24 de fevereiro a 14 de abril

Entrevistas

21 de abril a 28 de abril

Publicação dos resultados

12 de maio

Matrícula (apenas online)

19 de maio a 13 de junho

Vagas

10

 

2.ª Fase

Prazos

Candidaturas

16 de abril a 13 de junho

Entrevistas

23 de junho a 27 de junho

Publicação dos resultados

7 de julho

Matrícula (apenas online)       

14 de julho a 8 de agosto  

Vagas

10

 

 

3.ª Fase (só para vagas eventualmente sobrantes da 2ª fase)

 

Prazos

Candidaturas

16 de junho a 30 de agosto

Entrevistas

8 de setembro a 12 de setembro

Publicação dos resultados

 15 de setembro

Matrícula

23 de setembro a 30 de setembro

Vagas

Vagas sobrantes da 2.ª fase

 

As candidaturas positivamente valoradas, mas que não tenham obtido vaga, transitam automaticamente para a fase seguinte, sendo desnecessária a apresentação de nova candidatura.

 

Matrícula e Inscrição

Os/as candidatos/as realizam a matrícula online no período indicado, após a divulgação dos resultados das candidaturas.

A efetivação da matrícula está sujeita ao pagamento da propina base e da taxa de matrícula.
Taxa de matrícula – 50 €

Seguro Escolar – 2,10 €

1.ª Prestação da Propina – 700 €

 

As vagas dos/as candidatos/as admitidos/as e não matriculados/as são transferidas para a fase seguinte, sendo a admissão anulada, obrigando a uma nova candidatura.

 

Documentos necessários

No momento da inscrição é necessária a apresentação dos originais dos documentos solicitados para a candidatura e do documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Passaporte).

Para os/as candidatos/as selecionados/as nas 1.ª, 2.ª e 3.ª fases, a data-limite para a entrega dos documentos solicitados e do documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Passaporte) é 1 de outubro de 2025.

 

Emolumentos e Propinas

O emolumento a pagar pela candidatura tem o valor de 100 €, não havendo em qualquer caso lugar à sua devolução, ainda que o/a candidato/a seja excluído/a ou não seja selecionado/a.


O valor da propina, considerando tempo integral, para o ano letivo de 2025/2026 é o seguinte:

 

Prestações

1.º Ano

2.º Ano

3.º Ano

4.º Ano

Total

2000

2000

1250

1250

1.ª Prestação - Ato de matrícula

700

n.a.

n.a.

n.a.

2.ª Prestação - 31 de outubro

100

500

400

400

3.ª Prestação - 31 de janeiro

500

500

300

300

4.ª Prestação - 30 de abril

500

500

300

300

5.ª Prestação - 30 de junho

200

500

250

250

 

 Início das atividades académicas

O início das aulas está previsto para outubro de 2025.

 

Local

O curso terá lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, no Campus Universitário da Ajuda.

 

Contactos

Coordenação do Curso:

Anália Torres - E-mail: atorres@iscsp.ulisboa.pt

Manuel Lisboa - E-mail: m.lisboa@fcsh.unl.pt

Teresa Pizarro Beleza - E-mail: tpb@novalaw.unl.pt

Núcleo de Apoio aos Mestrados e Doutoramentos do ISCSP-ULisboa: doutoramentos@iscsp.ulisboa.pt

 

Informação complementar: Em caso de dúvida sobre a documentação apresentada, nomeadamente quando se trate de documentos obtidos no estrangeiro, pode ser solicitado o reconhecimento pelo agente consular português local e/ou legalizados pelo sistema de Apostila nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (mais conhecida por Convenção de Haia), assinada na Haia, em de 5 de outubro de 1961, à exceção de documentos emitidos por Instituições de Ensino Superior de países da União Europeia.

Sempre que os documentos acima mencionados se encontrem numa língua estrangeira que não o espanhol, francês, inglês ou italiano, deve entregar-se a tradução dos mesmos. As traduções devem ser devidamente certificadas pelas autoridades competentes para o efeito.

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