Fátima Maria de Jesus Assunção

Professor(a) Auxiliar

Piso 0 - Gabinete 35

Formação académica

Licenciada em Sociologia do Trabalho (ISCSP-UTL)
Mestre em Sociologia (ISCSP-UTL)
Doutora em Sociologia (University of Manchester)

Atividade Docente

Professora Auxiliar. Leciona nas seguintes áreas: sociologia do trabalho; relações laborais; trabalho e género; metodologia.

Atividade de Investigação

Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP-ULisboa.
Áreas principais de investigação: sociologia do trabalho; trabalho e género.

Publicações

• Assunção, F. (2017). Sociologia do Trabalho: Génese, Temas e Diálogo com a Gestão de Recursos Humanos. In M. P. Lopes, A. Lopes, C. Botelho, P. J. da Palma, H. Marujo & C. Gomes (Coord.), Gestão de Recursos Humanos. Modelos e Técnicas. (Tomo II, pp. 69-90). Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa.
  • Torres, A., Serra, F., Tavares, L., Assunção, F., Brites, R., Carvalho, D., Maciel, D., Barros, H. & Ramos, E. (2014). Género e Redes de Pares: Diferenças e Similitudes nas Trajectórias de Rapazes e Raparigas entre os 13 e os 21 Anos. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia - 40 Anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas. Disponível em http://www.aps.pt/vii_congresso /area=actas&m=1.
  • Assunção, F. (2013). On becoming self-employed: Gender, class and entrepreneurship in Portugal. (Tese de Doutoramento, Universidade de Manchester, Manchester, Reino Unido). Disponível em https://www.escholar.manchester.ac.uk/uk-ac-man-scw:189953.
  • Assunção, F. (2011). Empreendedorismo e Relações de Género: Questões Actuais e Possibilidades. Responsabilidade Social e Cidadania, Actas do Seminário Igualdade de Género. (pp. 21-24). Covilhã: Universidade da Beira Interior.
  • Assunção, F. (2009). Auto-emprego e transições positivas? Elementos de uma relação ambivalente. Viver o Trabalho: Estratégias e Políticas de Mobilidade Positiva, Actas do XIII Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho. (pp. 201-213). Lisboa: APSIOT.

Referências Adicionais

Secretária da Unidade de Coordenação de Sociologia para o 2.º Ciclo do ISCSP-ULisboa.
Membro do Conselho Científico do ISCSP-ULisboa.
Vice-presidente da Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (APSIOT).
Membro do Board do Research Committee 10 – Participation, Organizational Democracy and Self-Management da Associação Internacional de Sociologia (ISA).