Fernando Humberto Serra

Professor(a) Associado(a)

Piso 3 - Gabinete 88

Formação académica

Licenciado em Política Social (ISCSP-UTL)
Mestre em Sociologia (ISCSP-UTL)
Doutor em Educação – Sociologia da Educação (FC-UL)

Atividade Docente

Professor Associado. Leciona nas áreas da Teorias Sociológicas, Epistemologia das Ciências Sociais, Política Social, Cidadania, Ética e Direitos Humanos, Sociologia e Políticas da Educação.

Atividade de Investigação

Investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas (ISCSP-ULisboa).

Publicações

• Barreiros, N., & Serra, F. (2018), O olhar do assistente social reflexivo em contexto escolar. In M. I. Carvalho, Serviço Social em Educação (pp. 41-62) Lisboa: Edições Pactor.
  • Serra, F. H. (2018), Educação e Poder em Tempos de Revolução e Contra-Revolução. In N. M. Ferreira, A. Estrela, B. Valente, & R. Covelo (Coords). O Edifício da Escola Superior de Educação de Lisboa: 100 anos a formar professores (1916-2016). Ciclo de Conferências (pp.102-150). Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa (e-book).
  • Neves, B. B., Carvalho, D. D., Serra, F., Torres, A., & Fraga, Sílvia (2018). Social Capital in
    Transition(s) to Early Adulthood: A Longitudinal and Mixed-Methods Approach. Journal of Adolescent Research Journal of Adolescent Research, 1-28. DOI: 10.1177/0743558418755685.
  • Serra, F., & Marques, R. (2016), Europe, Espace Public et Medias: pour un espace public européen. In S. Condette (Ed.), Éduquer aux média en Europe. Enjeux et propositions pour la formation (pp.77-95). Saarbrücken: Éditions Universitaires Européenne. [ISBN: 978-3-639-54141-0].
    Serra, F. (2011). Changing Educational Conceptions. A historical and sociological model. Sutra. A Quarterly Journal for Research on Education, Psychology, Traditional Sciences and Systems, Health and Consciousness, (9), 49-71.

Referências Adicionais

Coordenador da Unidade de Coordenação de Serviço Social e Política Social.
Coordenador do ISCSP-Cidadania.
Membro do Conselho Científico do ISCSP-ULisboa.
Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa .
Membro do Conselho Consultivo da A3ES.
Membro da HERSC Higher Education and Research Standing Committee, Comissão integrante da ETUCE, European Trade Union Committee for Education.