Romana do Carmo Lança Xerez

Professor(a) Auxiliar

Piso 3 - Gabinete 48

Formação académica

(2012) Doutoramento em Ciências Sociais, Especialidade em Sociologia. Universidade Técnica de Lisboa.
(2002) Mestrado em Sociologia. Universidade Técnica de Lisboa.
(1991) Licenciatura em Política Social. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa.

Atividade Docente

Política Social Comparada; Temas Aprofundados de Política Social; Política de Habitação; Redes Sociais, Comunidades de Vizinhança e Políticas de Habitação; Métodos de Investigação; Práticas Profissionais da Sociologia; Sociologia Urbana.

Atividade de Investigação

Investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP/ISCSP-ULisboa).

Principais projetos: Habitação: Cem anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918/2018 (IHRU). Financiamento da Habitação na Europa (ENHR). Migrações e Relações Social de Género (FCT). Redes Sociais e Comunidades de Vizinhança em Alvalade (Bolsa de Doutoramento FCT). Centralidades, Área Metropolitana de Lisboa e Políticas Públicas (Banco Santander-UTL).

Áreas de trabalho científico: Política de habitação; política social comparada; transformação do estado social; redes sociais e capital social.

Publicações

• Xerez, R., P. Rodrigues, J. Mesquita Lima, & F. Cardoso (2018). Shifting from a Homeowner Society to a Rental Market? Over a Decade of Housing Policy in Portugal, 2007-2017. In E. Bargelli & T. Heitkamp (Coord.) Southern European Housing. Pisa University Press. No prelo.
  • Xerez, R., P. Rodrigues & F. Cardoso (2018). A Política de Habitação em Portugal de 2002 a 2017: Programas, Políticas Públicas Implementadas e Instituições Envolvidas. In R. Agarez (Coord.) Cem Anos de Políticas Públicas de Habitação em Portugal. Lisboa: INCM. No prelo.
  • Xerez, R. (2017) Book review - Daniel Vaughan-Whitehead (ed.) The European Social Model in Crisis – is Europe Losing its Soul? Social Policy & Administration. 51(5):843-844.
  • Xerez, R. e Jaime R.S. Fonseca (2016). “Housing Finance System in Portugal in Last Three Decades.” Pp. Pp. 309-324 in J. Lunde & C. Whitehead. Milestones in European Housing Finance. Oxford: Wiley-Blackwell Publishing.
  • Xerez, R. (2015) “Creating Neigbourhood Networks: why the Alvalade Landscape Matters to Housing.” Open House International 40(1):48-53.
  • Xerez, R. (2013) “How do the Evolution and Innovation of Social Network Analysis Matter to Computer Science and Communications?” Social Networking 2(3):147-151.

Referências Adicionais

Vice-Presidente do ISCSP – ULisboa.
Membro do Conselho Científico do ISCSP-ULisboa.
Membro do Board da European Network for Social Policy Analysis (ESPAnet).
Cofundadora da ESPAnet Portugal.