FREE CHOICES - Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos

O projeto Free Choices é promovido pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta e financiado pelo Programa de Conciliação e Igualdade de Género do Mecanismo Financeiro da Área Económica Europeia – EEA Grants 2014-2021. Tem como parceiros o CIEG/ISCSP-ULisboa, a ATEC – Associação de Formação para a Indústria, a Associação Nós – Instituição Particular de Solidariedade Social, a Universidade de Jyväskylä (Finlândia), a Icelandic Women´s Rights Association (Islândia), bem como diversas escolas secundárias e agrupamentos de escolas.

O projeto tem como objetivos principais desconstruir estereótipos de género que legitimam e contribuem para a reprodução da segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais dos/as jovens, fomentar a participação e reflexão crítica dos/as jovens na prevenção de estereótipos de género e promoção da igualdade de género e desenvolver um trabalho em rede, envolvendo diferentes agentes que possuem um papel determinante para a mudança deste paradigma de segregação. Pretende, ainda, implementar um programa de prevenção de estereótipos e promoção de igualdade de género, focado na orientação vocacional, em contexto escolar com jovens do 3º ciclo do ensino básico (7.º ano ao 9.º ano).

Maria João Fonseca Leitão Cunha

Professor(a) Associado(a)