O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, recebe o doutoramento honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL), no próximo dia 21 de Dezembro. A cerimónia tem lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), unidade orgânica da UTL, na Aula Magna, às 17 horas.
Durão Barroso licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, concluiu o diploma de Estudos Europeus do Instituto Universitário de Estudos Europeus da Universidade de Genebra e o mestrado em Ciência Política do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra, ambos com distinção. Foi assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e no Departamento de Ciência Política da Universidade de Genebra. E professor convidado na School of Foreign Service da Universidade de Georgetown, em Washington D.C.. Interrompeu o doutoramento em 1985.
Em Abril de 2002, foi nomeado primeiro-ministro de Portugal. Exerceu o cargo até Julho de 2004, altura em assumiu as funções de presidente da Comissão Europeia e foi reeleito pelo Parlamento Europeu para um segundo mandato em Setembro de 2009.
A decisão foi tomada no dia 4 de Março deste ano, pelo Senado da universidade, que entendeu que "como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso tem apoiado muito a investigação e o ensino superior".