3 Minutos de Tese – Universidade de Lisboa

11 março 2024

Encontram-se abertas, de 1 de março a 8 de abril de 2024, as candidaturas para a 2.ª edição da competição 3 Minutos de Tese da Universidade de Lisboa.

Inspirada num formato desenvolvido e patenteado pela Universidade de Queensland, Austrália (3MT®), a competição 3 Minutos de Tese é um concurso académico que procura cultivar as competências académicas, nomeadamente a apresentação e a comunicação de investigação dos estudantes de doutoramento, em que estes são desafiados a explicar o impacto da sua investigação a um público não especializado, em apenas três minutos e recorrendo a um único diapositivo.

Considerando que o conhecimento produzido nas universidades é essencial à resolução dos grandes desafios societais, a promoção do diálogo entre a ciência e a sociedade é um passo especialmente importante no processo de capacitação dos Doutorandos.

São elegíveis para esta competição todos os estudantes de Doutoramento inscritos no 3.º ano ou anos seguintes de um 3.º ciclo de estudos da Universidade de Lisboa, estando a iniciativa dividida em 2 fases: a Fase 1 é de seleção dos candidatos e a Fase 2 será a final, onde os participantes irão apresentar a sua investigação.

O primeiro classificado recebe um prémio de 5.000,00 €, o segundo classificado recebe 2.000,00 € e o terceiro classificado recebe 1.000,00 €. Os candidatos na Fase 1 receberão uma formação em Comunicação de Ciência e um certificado de participação. Aos finalistas da Fase 2 e aos premiados serão ainda atribuídos diplomas de reconhecimento de mérito.

Para mais informações ou questões relacionadas com a competição, por favor contacte: 3MT@reitoria.ulisboa.pt ou consulte a seguinte hiperligação: https://www.ulisboa.pt/info/3-minutos-de-tese-universidade-de-lisboa