Alunos do ISCSP distinguidos com Prémio da Academia Grace

28 julho 2022

Foram divulgados, no dia 13 de julho de 2022, os vencedores da VIII Edição da Academia Grace, na Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, CRL, tendo sido atribuído o Prémio Impacto a um grupo de estudantes do ISCSP-ULisboa, que apresentaram o projeto "Dress Code: Sustentabilidade na Indústria Têxtil e Vestuário em Portugal".

O prémio vai permitir aos estudantes de Serviço Social do ISCSP-ULisboa, Maria Inês Maurício, Raquel Villalva, Raquel Peres e Rui Miguel Pedro participar num Bootcamp em Empreendedorismo Social do IES-Social Business School.

Esta edição da Academia Grace, dedicada à apresentação de projetos que promovam a integração dos temas da economia circular e do bem-estar dos colaboradores nas empresas, contou com a participação de 366 alunos de cinco entidades académicas, o que resultou na submissão de 101 candidaturas.

O prémio agora atribuído soma-se a mais três anteriormente atribuídos a estudantes do ISCSP-ULisboa. Em 2016, os alunos Afonso Borga e Teresa Rodrigues alcançaram o quinto lugar, com o “Projeto comunitário de combate ao isolamento de pessoas idosas em Papilhosa da Serra”. No ano seguinte, em 2017, o Projeto “Green Generation – O papel do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas na implementação de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” do aluno Miguel Miranda, garantiu-lhe o segundo lugar. E em 2020 foi atribuído o Prémio Ideia, às alunas Carolina Luckhurst, Susana Rita e Vanessa Martins com o Projeto “Granny’s Village: Tiny houses adaptadas ao turismo rural”.

A parceria estabelecida entre o ISCSP-ULisboa, através do ISCSP-Cidadania e o GRACE remonta a 2014, quando foi assinado um protocolo de colaboração destinado a desenvolver ações conjuntas no âmbito do Projeto Uni.Network.

Este projeto tem como objetivo aproximar as instituições de ensino superior das empresas e, em particular, os estudantes universitários dos contextos empresariais da responsabilidade social.

A participação do ISCSP-ULisboa tem sido garantida através da participação em reuniões periódicas de acompanhamento desta iniciativa, bem como da colaboração na Academia GRACE, um concurso de ideias para projetos de responsabilidade social desenvolvidos por estudantes universitários, onde se inclui o presente Prémio.

A participação dos estudantes é estimulada na unidade curricular de Organizações e Responsabilidade Social (UC obrigatória da Licenciatura em Serviço Social), onde é acompanhado o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social que possam ser implementados em contexto empresarial ou noutros contextos organizacionais. Os projetos são posteriormente apresentados à Academia GRACE, em cada ano, após uma validação por parte da equipa do ISCSP Cidadania.

⇒ Conheça a licenciatura em Serviço Social do ISCSP-ULisboa aqui.