O que fazer para obter os seus documentos de certificação?

17 julho 2020

O final do ano letivo aproxima-se e, por consequência, aumenta a procura pela emissão de documentos de certificação por parte dos alunos que concluem o seu percurso no ISCSP-ULisboa.

Assim, e para que o processo de emissão de documentação de certificação seja instruído de forma rápida e precisa, indicamos abaixo os passos a dar pelos os alunos que pretendem obter documentação oficial que certifique o seu percurso académico:

1. O aluno, após confirmar que todas as classificações das unidades curriculares que pretende ver certificadas estão lançadas na plataforma NETPA, terá que preencher o formulário de pedido de atos curriculares. Poderá encontrar esse formulário na Secretaria Digital através da seguinte ligação: https://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/media-f-o/open?guid=5ffee4bd0d701;
  2. No formulário deverá preencher detalhadamente os dados pessoais e assinalar as opções relativas à documentação que pretende obter:
    1. Para alunos que graduam: Devem selecionar as opções Certificado de Conclusão e Certidão de Registo, deixando todas as restantes opções por preencher, tendo apenas de preencher o nome no local próprio para o efeito (caso preencha o formulário digital) ou assinar no mesmo espaço (caso preencha o formulário em papel para posterior digitalização e envio);
    2. Para alunos que não graduam, mas pretendem ver o seu aproveitamento devidamente certificado: Devem preencher a opção Certificado de Aproveitamento e preencher na 2.ª página o nome das unidades curriculares que pretende que constem do Certificado (Ex: Inglês II e Inglês III). Caso pretenda que sejam certificadas todas as unidades curriculares, deve escrever Todas as unidades curriculares aprovadas;
  3. Poderá consultar o valor dos emolumentos associados a emissão dos documentos aqui.
  4. O Certificado de Conclusão é o documento onde constam as classificações e a média final de curso, enquanto a Certidão do Registo é o documento oficial que atesta conclusão do grau académico. Ao pedir primeira via do Certificado de Conclusão deverá, obrigatoriamente, pedir também a Certidão do Registo. Caso pretenda, pode pedir apenas a Certidão do Registo;
  5. O Certificado de Conclusão não pode ser pedido sem que seja também pedida a Certidão de Registo. A Certidão de Aproveitamento é um documento que atesta o aproveitamento obtido em unidades curriculares específicas;
  6. Após concluído o correto preenchimento do formulário, deverá remetê-lo, em conjunto com a digitalização do seu documento de identificação (apenas para efeito de atualização e verificação de dados pessoais e somente se autorizar a cópia) para o endereço de e-mail do Núcleo de Apoio aos Estudos Graduados (estudos.graduados@iscsp.ulisboa.pt).
  7. Em resposta ao seu email, serão enviadas as referências multibanco para poder liquidar os emolumentos. Essa informação também irá constar no perfil do aluno na plataforma NETPA.

Após concretização do pagamento será iniciado o processo de emissão da documentação solicitada. Deverá aguardar novo contacto dos nossos serviços dando conta da finalização deste processo. O prazo máximo para emissão de documentos de certificação pelo ISCSP-ULisboa é de 45 dias. Em relação à Certidão do Registo, e considerando que a emissão desse documento não depende apenas dos serviços do ISCSP-ULisboa, não nos poderemos vincular a um prazo.

Devido às medidas do plano de contingência adotadas pelo ISCSP-ULisboa face à pandemia Covid-19, o atendimento presencial está suspenso, só podendo fazer o levantamento dos documentos originais quando o mesmo for retomado ou mediante agendamento específico para o efeito (apenas para a Certidão de Registo). No caso das Certidões de Aproveitamento e de Conclusão, pode ser solicitado o envio pelo correio, marcando a opção adequada no formulário e liquidando o valor associado.

Caso necessite de qualquer esclarecimento adicional poderá contactar o Núcleo de Apoio aos Estudos Graduados pelo seguinte endereço de email estudos.graduados@iscsp.ulisboa.pt, ou por telefone, no horário compreendido entre as 10h e as 16h através do número fixo direto (+ 351) 213 600 470.