Participantes no MARPE ISP falam em "Experiência Interdisciplinar e Intercultural de Aprendizagem"

24 janeiro 2020

A participação do ISCSP no Intensive Study Programme do Projeto MARPEDiplo fica marcada pela satisfação além expectativas de discentes e docentes. Muito “food for thought”, mas sobretudo muitas histórias e saberes para partilhar!

A participação do ISCSP no Intensive Study Programme do Projeto (ISP) MARPEDiplo teve dois momentos distintos. Na primeira semana, e tal como previsto, estiveram presentes os invited speakers do ISCSP: Jorge Aranda (diplomata do MNE), António Rapoula (vice-presidente da APCE) e José Monteiro Limão (Eupportunity - European Affairs Consulting, Bruxelas).

A apresentação de Jorge Aranda (a 29 de novembro) focou-se nos tipos e funções da diplomacia como um instrumento de política externa, especialmente na comunicação e negociação e sua distinção face a outros meios de ação externa no campo das relações internacionais. Foi uma palestra com uma duração de 3 horas e obteve uma forte participação dos alunos. Este convidado apresentou ainda, no dia 30, uma palestra sobre diplomacia científica, tendo-a intitulado: “Science Diplomacy: knowledge is power”.

A 31 de novembro, o convidado José Monteiro Limão abriu os trabalhos com uma palestra sobre “Corporate Diplomacy: lobbying”. A apresentação suscitou muitas questões por parte dos alunos, tendo gerado uma discussão aberta e entusiasta entre o convidado, colegas e alunos. O dia terminou com a apresentação de António Rapoula, sobre a política de internacionalização e corporate diplomacy da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresas (APCE).

Nos dias 29 e 30, Susana de Carvalho apresentou palestras sobre “From Diplomacy to Public Diplomacy: The entrance in scene of a “new” public” e “Introduction to Corporate Diplomacy”. No final do dia 30 e fechando a apresentação dos conceitos anteriormente discutidos foi desenvolvido um momento de co-criação em aula aberta com os alunos no sentido de elaborar uma síntese de conceitos em formato de matriz concebida pela Professora do ISCSP.

Na segunda semana aconteceram as intervenções das Professoras do ISCSP-ULisboa Teresa Almeida e Silva (“Close and distant enemies and the non-state actors in the Syrian civil war”) e Sónia Sebastião (“Ethics in Communication” e “Civic dynamics - conceptual approach and practice”). Ainda na mesma semana, houve também espaço para networking com o convidado especial da semana – Amor Guiora - cujas intervenções focaram a sua atividade na negociação dos Tratados de Paz de Oslo (Faixa de Gaza) e o seu trabalho nas Forças Armadas Israelitas, especialmente associado à preparação dos soldados em termos de ética em tempos de conflitos armados.

Nos dois momentos, as docentes do ISCSP-Lisboa procuraram acompanhar os estudantes e auxiliá-los a desenvolver pensamento crítico sobre os temas e os conceitos apresentados pelos convidados e oradores. Adicionalmente, as docentes colaboraram nas avaliações dos três trabalhos de grupo desenvolvidos pelos 43 formandos, de 14 nacionalidades.

O ISP foi finalizado em Bruxelas, nas instalações da IHECS (Institut des hautes études des communications sociales), tendo sido feito o briefing para o último trabalho de avaliação dos alunos (ensaio) e realizada a avaliação quantitativa (individual online) e qualitativa (em formato world cafe) do MARPE ISP. Ao transmitirmos o briefing para o ensaio apresentamos, igualmente, a chamada de artigos para número especial da revista Ciências e Políticas Públicas (CAPP) sobre Comunicação Estratégica e Dinâmicas Cívicas, procurando motivar os alunos a submeterem trabalhos com o apoio dos docentes.

Os trabalhos foram sendo registados diariamente nas plataformas da MARPEnetwork (https://marpenetwork.eu ehttps://www.facebook.com/MARPENetwork/).