Presidentes da República esloveno e português dão aula a alunos do ISCSP

18 fevereiro 2022

O Presidente da República da Eslovénia, Borut Pahor, e o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram no ISCSP-ULisboa à conversa com alunos de Ciência Política e Relações Internacionais, numa aula que decorreu no Auditório Óscar Soares Barata.

A sessão aconteceu após a cerimónia de atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa ao Presidente da República esloveno.

Borut Pahor e Marcelo Rebelo de Sousa falaram aos aos estudantes do ISCSP-ULisboa sobre o papel da União Europeia no nosso futuro comum e a importância do diálogo em todas as situações mundiais atuais. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia foi um dos temas abordados e o Presidente da República esloveno salientou a necessidade de “compreender as diferenças” e mostrou-se confiante numa solução pacífica entre os dois países. Borut Pahor alertou ainda que não se pode subestimar a paz e a segurança nos Balcãs Ocidentais, "nos próximos meses e anos esta pode ser uma região de problemas para a União Europeia”. E reforçou: “Vamos agir agora”.

Na mesma linha, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “a melhor solução para cada uma das partes é a solução pacífica”, mostrando-se convicto que “neste tipo de assuntos, tem havido tempo suficiente, nas últimas semanas, para chegar à racionalidade".