Atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Roberta Metsola

3 maio 2024

No passado dia 19 de abril, celebrou-se no ISCSP-ULisboa a Sessão Solene de atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, conferido pela Universidade de Lisboa. A sessão decorreu na Aula Magna Professor Adriano Moreira e foi apresentada pela Alumni do ISCSP-ULisboa Ana Sofia Cardoso.

A distinção foi atribuída à Presidente do Parlamento Europeu pelo reconhecimento do mérito académico, científico e profissional na área das Relações Internacionais.

A Docente do ISCSP-ULisboa e madrinha, Carla Guapo Costa, destacou “Sinto-me profundamente orgulhosa, enquanto académica, enquanto cidadã, enquanto apoiante convicta do Projeto Europeu e, naturalmente, enquanto mulher”. Carla Guapo Costa considera o percurso de Roberta Metsola um marco importante para o princípio fundamental da igualdade de género, dando continuidade ao legado de outras mulheres que também ocuparam postos elevados em instituições nacionais e transnacionais.

Na cerimónia, do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, enalteceu o que denominou de “efeito português” e apelou a fazermos a diferença “Levanta-te, sê a mudança, faz com que a tua voz seja ouvida. Pára de esperar que alguém o faça. No dia 9 de junho, vai votar e faz parte desse histórico efeito português”.