Dia Internacional da Mulher

8 março 2024

Assinala-se hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher subordinado ao tema “Investir nas mulheres: Acelerar o progresso”.

Esta temática enfatiza a necessidade de desconstruir estereótipos de género, promovendo a importância da igualdade e equidade, mas também de assegurar a implementação de financiamentos orientados para as questões de género e de focar no bem-estar das mulheres em todos os aspetos da vida.

Apesar de todo o esforço em prol do progresso na igualdade de género, as raparigas são ainda minoritárias em áreas académicas tecnológicas e os rapazes evitam domínios considerados tradicionalmente “femininos”, como Educação Básica e Serviço Social.

No âmbito das variadas iniciativas ao qual o ISCSP se associa e desenvolve ao longo da sua história, mantendo o seu compromisso para com a promoção da igualdade de género, decorreu no passado dia 5 de março, a conferência “Women on the Frontlines in Defense and Security, em colaboração com a Missão Diplomática dos EUA em Portugal e o Instituto Militar Universitário.

O evento contou com a presença de várias mulheres de alto nível na defesa, manutenção da paz e segurança, com o objetivo de apoiar as mulheres que promovem a mudança e de promover as carreiras na diplomacia e na defesa e segurança internacionais.

Esta iniciativa interliga-se com as variadas atividades do CIEG, nomeadamente o Curso de Formação Especializada em “Igualdade de Género na Defesa Nacional”, que se encontra a decorrer de momento, e também com a temática do Projeto Free Choices - Estereótipos não fazem o meu género: escolhas vocacionais e profissionais livres de preconceitos, reforçando a importância da realização de iniciativas dedicadas ao diálogo sobre a experiência e desafios das mulheres nas mais variadas funções.

O Projeto Free Choices é promovido pela UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta e financiado pelo Mecanismo EEAGrants, contando com o CIEG/ISCSP-ULisboa como parceiro.

O projeto tem como objetivos principais desconstruir estereótipos de género que legitimam e contribuem para a reprodução da segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais dos/as jovens, fomentar a participação e reflexão crítica dos mesmos na prevenção de estereótipos de género, bem como desenvolver um trabalho em rede, envolvendo diferentes agentes, cujo papel será determinante para a mudança deste paradigma.

Para atualizações sobre as atividades em curso do Projeto Free Choices, poderá fazê-lo através do website.

O ISCSP continua o seu trabalho na promoção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.