
Fernando Serra, Paula Campos Pinto, Carla Pinto e Ana Esgaio, docentes do ISCSP-ULisboa, e o estudante de mestrado em Política Social do Instituto, António Leitão, marcaram presença na sessão de apresentação pública do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora (PEES) 2016-2025, evento que aconteceu no dia 28 de outubro de 2016, na Câmara Municipal da Amadora.
O ISCSP apoiou a realização deste estudo que analisou as políticas desenvolvidas na Amadora em matéria de envelhecimento, como é o caso do Sistema Telefónico de Assistência Permanente, do Cartão Amadora 65+ ou do Projeto "Gerações Solidárias", entre outras iniciativas e projetos. No sentido de definir um quadro orientador para as políticas locais de apoio à população sénior do município, a equipa do ISCSP-ULisboa promoveu e acompanhou a elaboração daquele Plano Estratégico, que agora é tornado público.
O coordenador da equipa, Fernando Serra, descreve o projeto realizado com recurso a uma metodologia participada como "uma investigação-ação centrada nas políticas sociais de envelhecimento no concelho da Amadora". O papel da equipa do ISCSP-ULisboa é "promover, acompanhar e analisar esta dinâmica de governação integrada que mobiliza um conjunto diversificado de parceiros sociais: autarquia, entidades do Terceiro Setor e da economia solidária, serviços centrais e locais do Estado, empresas e cidadãos singulares", disse. Fernando Serra esclareceu ainda que "o documento identifica os eixos e objetivos estratégicos de intervenção, e concretiza as iniciativas estratégicas para as quais define metas quantificadas e indicadores de desempenho, num horizonte relativamente temporal alargado (2016-2025)", o que demonstra que este trabalho pretende ser contínuo e que a avaliação deste território nas áreas referidas está apenas no começo.
Fotografia: Facebook oficial do Município da Amadora.