Saltar para o conteúdo principal

Docentes do ISCSP na apresentação do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora

31 outubro 2016

A equipa de docentes do ISCSP-ULisboa envolvida no desenvolvimento do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora (PEES) 2016-2025 marcou presença na sessão de apresentação pública do estudo que aconteceu no dia 28 de outubro de 2016, na Câmara Municipal da Amadora.

Fernando Serra, Paula Campos Pinto, Carla Pinto e Ana Esgaio, docentes do ISCSP-ULisboa, e o estudante de mestrado em Política Social do Instituto, António Leitão, marcaram presença na sessão de apresentação pública do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora (PEES) 2016-2025, evento que aconteceu no dia 28 de outubro de 2016, na Câmara Municipal da Amadora.

O ISCSP apoiou a realização deste estudo que analisou as políticas desenvolvidas na Amadora em matéria de envelhecimento, como é o caso do Sistema Telefónico de Assistência Permanente, do Cartão Amadora 65+ ou do Projeto "Gerações Solidárias", entre outras iniciativas e projetos. No sentido de definir um quadro orientador para as políticas locais de apoio à população sénior do município, a equipa do ISCSP-ULisboa promoveu e acompanhou a elaboração daquele Plano Estratégico, que agora é tornado público. 

O coordenador da equipa, Fernando Serra, descreve o projeto realizado com recurso a uma metodologia participada como "uma investigação-ação centrada nas políticas sociais de envelhecimento no concelho da Amadora". O papel da equipa do ISCSP-ULisboa é "promover, acompanhar e analisar esta dinâmica de governação integrada que mobiliza um conjunto diversificado de parceiros sociais: autarquia, entidades do Terceiro Setor e da economia solidária, serviços centrais e locais do Estado, empresas e cidadãos singulares", disse. Fernando Serra esclareceu ainda que "o documento identifica os eixos e objetivos estratégicos de intervenção, e concretiza as iniciativas estratégicas para as quais define metas quantificadas e indicadores de desempenho, num horizonte relativamente temporal alargado (2016-2025)", o que demonstra que este trabalho pretende ser contínuo e que a avaliação deste território nas áreas referidas está apenas no começo.

Fotografia: Facebook oficial do Município da Amadora.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar