No próximo dia 14 de maio, terá lugar no Auditório Óscar Soares Barata no ISCSP-ULisboa a Conferência intitulada "Presença Africana em Lisboa".
Esta será a 1ª conferência, numa série de várias iniciativas, que integram o Projeto “50 anos de independência no espaço lusófono”. Este projeto parte de uma parceria entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a Câmara Municipal de Lisboa e o Arquivo Ephemera-Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira.
O evento assinala o cinquentenário da independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. O início da Conferência contará com uma intervenção do Presidente do ISCSP, Professor Catedrático Doutor Ricardo Ramos Pinto, seguida de uma intervenção do Presidente da CML, Engenheiro Carlos Moedas.
O primeiro painel terá como keynote speaker a Professora Isabel Castro Henriques (CML), que fará uma intervenção intitulada “A Presença Africana em Portugal”, seguida de espaço de perguntas e respostas. O segundo painel, ISCSP-Ephemera conta com uma intervenção do Professor Álvaro Nóbrega (ISCSP-ULisboa), intitulada “Presença Africana no ISCSP”, e uma intervenção da Professora Doutora Isabel Soares (ISCSP), com o título “O ISCSP e a comemoração de 50 anos de independências no pós-25 de Abril”.
Finalmente, teremos a “Pré-apresentação da Exposição ‘Linguagens de Liberdade: 50 anos de Independência(s)’” pelo Dr. José Pacheco Pereira (Ephemera). A moderação da conferência será feita pela Professora Doutora Rita Amorim (ISCSP).
O encerramento da Conferência dará lugar à inauguração da exposição “Linguagens de Liberdade: 50 anos de Independência(s)”, uma parceria ISCSP e Arquivo Ephemera-Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira com presença do Presidente do ISCSP, do Dr. José Pacheco Pereira pela Ephemera e da Vereadora da CML, Arq. Filipa Roseta.
A exposição reúne materiais efémeros de arquivo dos países de expressão lusófona cuja independência foi conquistada na sequência do 25 de Abril. Entre cartazes, livros escolares, discursos e outros registos históricos, a mostra celebra os percursos de autodeterminação de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, refletindo as múltiplas linguagens da liberdade e da construção identitária pós-colonial.
Informa-se que nesta iniciativa haverá captação de vídeo, áudio e fotografia. Mais se informa que os ficheiros captados poderão ser utilizados para fins de comunicação institucional e/ou promocional nos diversos canais, físicos e/ou digitais, do ISCSP-ULisboa.
Data
14 maio 2025
10:00 - 13:00
Localização
Auditório Óscar Soares Barata
Organizador
ISCSP-ULisboa