“A Autonomia Estratégica da União Europeia” em discussão no ISCSP

7 março 2022

Inserida no projeto “Next Generation: You!”, do qual o ISCSP-ULisboa é promotor e parte integrante, realiza-se no dia 10 de março de 2022, às 14h30, no Instituto, no Auditório Óscar Soares Barata, a 1.ª conferência “A Autonomia Estratégica da União Europeia”, organizada pelas Professoras Carla Costa e Andreia Soares e Castro.

A conferência terá como oradores José Costa Pereira, Embaixador e Representante Permanente junto do Comité Político e de Segurança da UE e Isabel dos Santos, Deputada do Parlamento Europeu. A sessão de abertura contará ainda com Francisco André, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e Sofia Moreira de Sousa, Chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal.

A sessão será antecedida pelo workshop subordinado ao mesmo tema, “A Autonomia Estratégica da União Europeia”, agendado para os dias 7 e 9 de março, às 14h30. Para assistir ao workshop será necessária inscrição, entre os dias 15 e 25 de fevereiro, por grupos de quatro a cinco elementos, através do preenchimento de um formulário. Ao mesmo tempo será também necessária uma breve carta de motivação sobre as razões que o levam a candidatar-se, de que forma percecionam a UE e que importância tem nas vossas vidas.

Aceite a inscrição (divulgação a 28 de fevereiro), cada grupo poderá começar a preparar os “position papers”, com extensão máxima de 2 mil palavras, que deverão refletir as discussões, posições e propostas do grupo em relação aos cinco subtemas do workshop dedicado à Autonomia Estratégica da União Europeia. O grupo que apresentar o melhor “position paper”, serão contemplados com uma viagem e estadia em Bruxelas, onde terão a oportunidade de visitar a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e contactar com representantes e funcionários das respetivas instituições.

“A Autonomia Estratégica da União Europeia” - Cartaz (PNG) (1.47 MB) Next Generation: You! - Cartaz (PNG) (1.51 MB)

“Next Generation: You”

“Next Generation: You” é uma iniciativa criada por seis universidades portuguesas - Lisboa, Minho, Beira Interior, Aveiro, Coimbra e Évora - que se associaram para lançar o desafio de reunir um conjunto de contributos dos jovens universitários portugueses que traduzam a sua visão e expectativas sobre a evolução da União Europeia.

Ao longo de três meses, entre março e maio de 2022, serão realizadas seis conferências, uma por universidade participante, em torno das quais se desenvolvem workshops, com a participação de grupos de estudantes universitários. As conferências terão os seguintes temas: “Uma Europa Mais Forte” (março), “Uma Europa mais Saudável” (abril), “Uma Europa mais Verde” (abril), “Uma Europa mais Digital” (maio) e “Uma Europa mais Inclusiva” (maio).

Em paralelo às conferências, haverá um conjunto de workshops, com a participação de jovens, dos vários ciclos do ensino universitário. Os workshops enquadram-se neste ciclo como o primeiro 'laboratório' de discussão e formulação de posições e recomendações por parte dos jovens interessados na iniciativa “Next Generation: You.

A participação nos workshops será feita através da constituição de grupos (com quatro a cinco membros), que se poderão candidatar, sem restrições, a qualquer um dos workshops realizados em cada universidade. Cada grupo deverá inscrever-se mediante um formulário disponível para o respetivo workshop, e apresentar uma breve carta de motivação sobre as razões que o levam a candidatar-se. Aos grupos que apresentarem o melhor “position paper”, serão contemplados com uma viagem e estadia em Bruxelas, onde terão a oportunidade de visitar a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e contactar com representantes e funcionários das respetivas instituições.

Para mais informações deve contactar as organizadoras do evento: Professoras do ISCSP-ULisboa Carla Costa - cguapoc@hotmail.com; Andreia Soares - asoares@iscsp.ulisboa.pt.

Next Generation: You! - Cartaz (PNG) (1.51 MB)