Saltar para o conteúdo principal

“A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas” em destaque no V Encontro do ODDH

15 janeiro 2021

Vai ser apresentado no V Encontro do ODDH o relatório ‘Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020’.

“A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas” é o tema do V Encontro do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) do ISCSP-ULisboa, que se vai realizar no dia 11 dezembro de 20020, em formato on-line (via Zoom).

Tendo em conta o atual contexto de crise provocada pela pandemia, nesta edição pretende-se promover uma reflexão e debate alargado sobre os impactos da pandemia nas experiências de vida das pessoas com deficiência e respetivas famílias em Portugal, identificando desafios e contribuindo para encontrar respostas e soluções.

No âmbito deste V Encontro será apresentado o relatório elaborado pelo ODDH - ‘Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020’ que sistematiza, a partir de fontes secundárias, as principais informações estatísticas sobre deficiência em Portugal nas seguintes áreas: Discriminação, Emprego, Educação e Proteção Social. Adicionalmente, serão divulgados os resultados de um estudo promovido pelo ODDH que procurou apreender os impactos da pandemia nas experiências de vida das pessoas com deficiência. 

O programa do encontro conta ainda com a palestra “Os direitos das pessoas com deficiência em tempos de pandemia”, seguida de uma mesa redonda de testemunhos e experiências de pessoas com deficiência. Adicionalmente, serão organizadas Sessões Paralelas para apresentação de pesquisa e projetos inovadores nas seguintes áreas: Vida independente e autorrepresentação (painel 1); Direito à autodeterminação (painel 2); Trabalho e emprego em tempos de crise (painel 3); Educação e ensino à distância (painel 4); Cuidados e apoios a pessoas com deficiência e cuidadores (painel 5) e Acessibilidades, comunicação e informação (painel 6).

A participação é gratuita, mas é necessário fazer incriçãoaqui.

V Encontro ODDH: A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas - cartaz (PNG) (0.47 MB)
Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar