Saltar para o conteúdo principal

Cátedra Unesco em Educação para a Paz Global Sustentável deixa contributos para a paz em livro

26 abril 2022

A Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável (E=GPS) da Universidade de Lisboa lançou o livro “Educação para a Paz Global Sustentável – Complexidade e Contributos”, cuja apresentação decorreu no ISCSP-ULisboa, no dia 21 de abril de 2022.

A Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável tem-se dedicado a promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. O livro agora apresentado é o resultado deste processo e também um contributo para o futuro. Estruturado em duas partes, a primeira dedicada aos fundamentos de uma educação para a paz e a segunda às diferentes vertentes de intervenção, este livro pretende constituir-se como um manual de apoio, não só nos estudos de educação para a paz, mas também no domínio dos direitos humanos e da cidadania.

Hermano Carmo, um dos autores do livro e Professor jubilado do ISCSP-ULisboa, alerta que a paz “não é simplesmente a ausência de violência, mas uma situação de bem-estar que retrata no fundo as necessidades humanas”. Recordando que a “paz começa sempre no espaço que está ao alcance da minha mão”, reforça a necessidade de que deve haver um “contributo de todos”. Estas são algumas das questões que o livro “Educação para a Paz Global Sustentável – Complexidade e Contributos” que pretende também esclarecer “como podemos contribuir para o bem comum”, acrescentou Helena Marujo, uma das autoras do livro. Para a também Professora do ISCSP-ULisboa “todos nós, cidadãos, devemos ser especialistas em paz, quer a nível interior, quer na relação com os outros”, esperando que este livro possa contribuir para a construção, edificação e manutenção da paz. O Professor do ISCSP-ULisboa Fernando Serra, e autor do livro, esclarece que este livro não só reflete sobre a paz como tem como objetivo “tratarmos do problema da paz e da violência e os meios para os ultrapassarmos por via da educação”.

A sessão de apresentação foi antecedida por um momento de reflexão e debate com a moderação de Maria João Ruela e com participação dos Professores do ISCSP e autores do livro Hermano Carmo e Helena Marujo.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar