ISCSP apresenta estudos sobre Rendimento Adequado e Mínimos Sociais em Portugal

4 março 2022

No dia 9 de março de 2022, às 16 horas, tem lugar no Auditório Óscar Soares Barata, do ISCSP-ULisboa, a apresentação e discussão pública dos estudos “Rendimento Adequado em Portugal” e “Regime de Mínimos Sociais em Portugal”. Tratam-se de dois estudos científicos, no qual colaboraram quatro Professores do ISCSP-ULisboa, que resultam de colaborações interuniversitárias no desenvolvimento de investigação no domínio da Política Social.

A apresentação dos estudos será feita por Elvira Pereira, investigadora e Professora do ISCSP-ULisboa e por José Pereirinha, do ISEG-ULisboa, e contará com os comentários do vice-presidente do ISCSP-ULisboa Fernando Serra, José Luis Albuquerque, Diretor Geral do GEP do MTSSS e Sandra Araújo, Diretora Executiva da EAPN-Portugal. Haverá ainda um tempo de debate aberto aos participantes, moderado pela vice-presidente do ISCSP-ULisboa Romana Xerez.

Num segundo momento, está prevista uma mesa redonda com a participação dos autores do estudo “Regime de Mínimos Sociais em Portugal”, Alexandra Lopes, da Universidade do Porto, Elvira Pereira, Professora no ISCSP-ULisboa, Francisco Branco, da Universidade Católica Portuguesa, José Pereirinha, do ISEG-ULisboa, Margarida Antunes, da Universidade de Coimbra, Maria Clara Murteira, da Universidade de Coimbra e Paula Pinto e Teresa Janela Pinto do ISCSP-ULisboa. A moderação ficará a cargo de Andreia Sanches, jornalista e diretora adjunta do jornal Público.

A iniciativa pretende divulgar o conhecimento científico sobre o rendimento adequado e o regime de mínimos sociais em Portugal, promovendo a reflexão e discussão académica e pública sobre estes temas. É dirigido a estudantes, investigadores, professores e outros profissionais que atuam no domínio da Política Social.

O estudo “Rendimento Adequado em Portugal” foi um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, realizado por uma equipa de professores/as universitários/as e investigadores/as da Universidade de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa e do Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE que, em parceria com a EAPN Portugal (Rede Europeia Anti-Pobreza), procuraram responder à seguinte pergunta: Qual é o nível de rendimento que permite um nível digno de vida em Portugal?

O estudo “Regime de Mínimos Sociais em Portugal: Evolução do discurso político e das políticas” reúne uma análise histórica das diferentes prestações sociais que foram sendo criadas em Portugal para garantir valores mínimos de rendimento aos cidadãos, realizada por professores universitários e investigadores da Universidade de Lisboa, da Universidade de Coimbra, da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade do Porto, que aceitaram mobilizar uma perspetiva de análise comum do processo de cons­trução, desenvolvimento e consolidação do que designamos por Regime de Mínimos Sociais.

Cartaz- Rendimento Adequado e Mínimos Sociais em Portugal (PDF) (2.10 MB)

⇒ Conheça os nossos cursos em Política Social: