
Esta iniciativa insere-se no projecto ERASMUS+ “MARPE Diplo: Desenvolvimento de um currículo de ensino superior europeu em diplomacia pública, corporativa e cívica”, em que o ISCSP-ULisboa é parceiro estratégico conjuntamente com a Universidade de Lorraine (França), a Universidade CEU Cardenal Herrera (Espanha), a Universidade de Bucareste (Roménia) e a Arteveldehogeschool (Bélgica).
“No século 21, a comunidade universal é caracterizada por grandes desafios, choques externos e fragilidades globais em contexto de crise, como volatilidade económica e convulsão social. Essas turbulências desestabilizadoras revelam uma mudança paradigmática no sistema global, com as suas organizações multilaterais disfuncionais em direção a uma era de (des) ordem internacional fragmentada e desintegrada”. Este é o ponto de partida proposto pelo Professor Wilfried Bolweski para esta conversa. Adiantando que “A sociedade internacional exige conhecimento sensível para reavaliar, ajustar e acomodar os fundamentos da diplomacia (interdependência e interações do fator humano: diplomacia para o bem) às novas expectativas da esfera pública” e que “Diante das exigências sociais e ambientais, as empresas transnacionais, vistas como “entidades públicas privadas”, são solicitadas a envolverem-se em questões de interesse público, fornecendo bens públicos e co-criando sociedades coexistentes mais justas e pacíficas. (…) Uma gestão internacional não é apenas negócios, e os negócios não são um fim em si mesmo, mas o seu impacto social também deve servir um propósito de bem comum. (…) Ao enfrentar grandes desafios, as empresas estão a tornar-se co-actores diplomáticos e assim, obtêm acesso à arena diplomática. (…).
Estes são alguns dos contextos definidos pelo convidado para esta conversa - o professor Wilfried Bolewski, embaixador alemão retirado e actual professor de Direito Internacional e Diplomacia, no Institut d'Études Politiques de Paris (Sciences Po) e Free University of Berlin, bem como editor associado da revista “Diplomacy and Foreign Policy”. A sua larga experiência enquanto diplomata de carreira, bem como enquanto académico permitem-lhe trazer contributos muito ricos na reflexão sobre o conceito de diplomacia corporativa.
Entre as 16 horas e as 17h30, do dia 10 de dezembro de 2020, o desafio é ouvir este professor e com ele reflectir sobre o que os contextos internacionais, cada vez mais caracterizados por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA World), trazem em termos de desafios para Estados, empresas, mas também organizações sem fins lucrativos, fundações e associações, bem como instituições internacionais nas suas inter-relações e na construção de sociedades mais justas e pacíficas.
⇒ Registe-se aqui para participar.
Pode também colocar as suas questões via chat da sessão e seguir o evento ao vivo na página do Facebook ou acompanhando via Twitter.
Marpe Talk Lisbon - cartaz (PDF) (2.41 MB)