Saltar para o conteúdo principal

Aprender sobre a felicidade não nos deixa iguais

31 julho 2020

Luís Miguel Neto, coordenador científico, e Helena Marujo, coordenadora executiva da pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, refletem sobre este curso e os seus objetivos.

A pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada realiza-se há 9 anos consecutivos com características de tal forma diferenciadoras, originais e atrativas, que foi necessário delimitar o número de vagas, dado o volume anual de candidaturas. Até recentemente foi o único curso pós-graduado Português nesta área, e desde o seu início formou cerca de 200 especialistas, que hoje aplicam a psicologia positiva nos mais diversos contextos, e criaram produtos, serviços e bens originais, alguns já comercializados com êxito.

Uma riqueza desta oferta formativa é que se trata de um curso com um corpo docente de renome mundial, com um grau de internacionalização invulgar, e bem visível na origem dos seus docentes: Dinamarca, França, Espanha, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Itália e Portugal.

Tendo como objetivo promover a ciência e a prática da Psicologia Positiva, também designada “a ciência da felicidade”, a pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada pretende contribuir para um alargamento dos conhecimentos numa área em franco desenvolvimento e atualidade. Capacita o/as aluno/as para desenvolver intervenções positivas eficazes e para a construção de ferramentas úteis para os seus domínios de ação, que sejam suportadas científica, técnica e deontologicamente, contribuindo simultaneamente para o seu desenvolvimento pessoal.

Aprender sobre o que há de mais atual e relevante no que toca à felicidade não nos deixa iguais. É impossível que o que se aprende em redor desta temática do bem-estar individual e coletivo não seja aplicado pelo/a próprio/a à sua vida pessoal, familiar, profissional.

Quem recebe esta formação desenvolve e aperfeiçoa competências que capacitam para a intervenção e investigação em felicidade privada e pública, a aplicar em domínios como organizações laborais, coaching, clínica, economia, educação, saúde, intervenção social e comunitária, liderança para a mudança social, preparando para uma intervenção ativa numa sociedade que se encontra num momento charneira para mudanças de fundo. Adicionalmente, este curso atende a aspetos espirituais e de desenvolvimento pessoal, criando um espaço em que estas importantes dimensões humanas são bem-vindas.

Como diz a aluna Adriana Zappalá, “o individual e o coletivo encaixam como se fosse uma dança”.

Tendo os coordenadores do curso assento na direção da Associação Mundial de Psicologia (IPPA), possuem uma visão global e atual do que se investiga no mundo nesta área, oferecendo uma formação com elevada qualidade, singularidade e relevância a nível nacional e internacional, que é uma referência da Psicologia Positiva a nível mundial.

Finalmente, a vivência empírica do curso é coerente com o que se aprende teoricamente, sendo as aulas um pretexto para experimentar viver em plena comunidade de relações positivas, partilha e interajuda, tendo-se criado um encontro anual organizado pelos alumni, que mantém e fortalece a rede de cooperação entre o/as que, ao longo dos anos, passam pelo curso.

Nas palavras das participantes da 8.ª edição da pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada, como resultado de um trabalho feito pela aluna Sara Midões para uma das disciplinas, deixamos uma nuvem de palavras sobre os valores e práticas mais associados à vivência do curso. Porque o que se aprende em teoria, tem que ser vivido com autenticidade.

Conheça a pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada do ISCSP, aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar