Saltar para o conteúdo principal

Competências e ferramentas para auxiliar nos processos de gestão no setor da saúde

21 julho 2021

As professoras do ISCSP-ULIsboa Fernanda Nogueira e Sónia P. Gonçalves são as coordenadoras científica e executiva, respetivamente, da primeira edição da pós-graduação de Gestão de Pessoas na Saúde.

A otimização da gestão numa organização de saúde pode passar pela adoção de novos equipamentos tecnológicos, novos métodos de trabalho, utilização de novas matérias-primas e, adoção de novos produtos ou novos fornecedores. Em comum estas dimensões têm o Potencial Humano.

Segundo modelos recentes de gestão no setor da saúde, no centro da gestão nos serviços de saúde, encontram-se as necessidades dos pacientes e os prestadores dos cuidados de saúde. A existência das tecnologias de informação e a inovação são fatores fundamentais neste setor, no entanto todos eles, quando bem sucedidos, devem-se centrar em três vetores fundamentais: 1) como é que o paciente é visto no seu todo?; 2) como e por quem é ouvido o paciente?; 3) e como é que as necessidades dos pacientes são operacionalizadas pelos vários profissionais do setor?.

Estes três vetores conduzem-nos de imediato a duas grandes dimensões da Gestão de Recursos Humanos nos serviços de saúde: a) as ambientais, que englobam, normalmente, a cultura organizacional, as parcerias, a complexidade na acomodação da inovação e a sua aceitação por parte dos vários profissionais, as várias lideranças aos mais variados níveis organizacionais e, por vezes, a aceitação regulamentar; e b) as operacionais, nas quais se incluem: a melhoria dos resultados clínicos, a melhoria da qualidade, o aumento da esperança média de vida, a segurança do paciente, o aumento dos lucros, a satisfação do paciente, a melhoria da efetividade, a melhoria da eficiência, o aumento da produtividade, a escassez do pessoal e a sua valorização. São todas estas variáveis, e outras, que nos serviços de saúde, no último século, têm contribuído para aumentar a esperança de vida, melhorar a qualidade de vida, fomentar o diagnóstico precoce e promover melhores opções de tratamento, assim como aumentar a eficiência e a efetividade na gestão das organizações do setor. Desta forma, a Gestão de Pessoas é um elemento chave!

Gerir pessoas num contexto tão desafiante, constitui por si mesmo um desafio. A pós-graduação de Gestão de Pessoas na Saúde procura proporcionar aos seus participantes o desenvolvimento de um conjunto de competências e ferramentas que possam auxiliar nesta tarefa e nestes processos de gestão tão complexos no setor da saúde. Foi pensada para quadros superiores que exercem ou pretendem vir a exercer funções de Gestão de Pessoas no setor, bem como diplomados nas áreas da saúde que procurem complementar a sua formação académica com conhecimentos sólidos nestas áreas. O plano de estudos, para além do proporcionar conhecimentos técnicos e promover o desenvolvimento de competências interpessoais e de liderança deixa ainda espaço para aprendizagens através de relatos reais. O corpo docente balanceia, com equilíbrio, a especialização académica com as necessidades diárias dos profissionais do setor da saúde.

⇒ Conheça a pós-graduação de Gestão de Pessoas na Saúde aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar