
A implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que Portugal e a União Europeia subscreveram e ratificaram, coloca novos desafios às organizações, aos decisores políticos e aos profissionais:
- Como transformar as práticas e as políticas públicas num contexto de recursos limitados?
- Como promover a autodeterminação, o empoderamento e a voz das pessoas com deficiência na tomada de decisão?
- Qual o papel que cabe a cada ator no sistema?
- Como construir uma sociedade inclusiva, que acolha e celebre a diversidade humana?
A pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social, a primeira e única do género em Portugal, pode oferecer respostas a estas questões. Proporcionando uma formação avançada, interdisciplinar e abrangente sobre modelos e respostas inovadoras às pessoas com deficiência, este programa habilita profissionais do setor social, das autarquias, dos serviços da administração central, das empresas, profissionais da comunicação social, pessoas com deficiência e suas famílias, estudantes e ativistas, a lidar com os desafios da nova abordagem baseada em direitos humanos.
Com um corpo docente altamente qualificado, de investigadores/as e especialistas na matéria, a pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social proporciona conhecimentos teóricos e formação aplicada que dotará as e os participantes de ferramentas conceptuais e práticas para a intervenção junto deste grupo, nas mais diversas áreas de atuação: da educação ao emprego, das acessibilidades e tecnologias de apoio às políticas públicas de âmbito local, nacional e internacional, das questões de género à autodeterminação e capacidade jurídica, das estratégias de prevenção e intervenção na violência e abuso às estratégias de comunicação.
Neste sentido, a pós-graduação em Deficiência, Cidadania e Inclusão Social oferece uma oportunidade única de:
- Desenvolver capacidades de identificação, análise critica e intervenção sobre as barreiras estruturais que impedem a plena cidadania das pessoas com deficiência;
- Adquirir novas competências teóricas e práticas sobre deficiência, direitos humanos e inclusão social de pessoas com deficiência, num ambiente que fomenta o debate e a partilha de experiências entre estudantes e docentes.
- Desenvolver a capacidade de desenhar, implementar e avaliar respostas sociais e políticas públicas inovadoras para este grupo da população.
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