No dia 13 de novembro, pelas 18h00, terá lugar no ISCSP-ULisboa uma nova sessão do ciclo de cinema e debate “Film Screening Under Dialogical Encounter”, uma iniciativa organizada pelos investigadores do Instituto do Oriente, Cheng Li e Catarina Severino, que tem como objetivo dar a conhecer os mais variados aspetos sobre a China, nomeadamente a sociedade, a cultura, a história, a arte, a economia e a política do país, através de meios audiovisuais.
Nesta sessão, assistir-se-á ao filme Mountains May Depart (2015), realizado por Jia Zhangke, que decorre nos anos de 1999, 2014 e 2025 e desenrola-se como uma meditação íntima e abrangente sobre a modernização, a memória e a migração na China contemporânea. Através da vida de Tao — uma mulher que navega entre amor, classe social e perda ao longo de décadas em mudança — o filme traça a cartografia emocional de uma nação em perpétua transformação. A nossa sessão convida à reflexão sobre a questão existencial do que permanece quando as montanhas podem partir e os rios podem secar, mas o anseio humano por ligação persiste
A participação nesta sessão é gratuita e aberta a toda a comunidade ISCSPiana, sem necessidade de inscrição prévia.
Informa-se que nesta iniciativa haverá captação de vídeo, áudio e fotografia. Mais se informa que os ficheiros captados poderão ser utilizados para fins de comunicação institucional e/ou promocional nos diversos canais, físicos e/ou digitais, do ISCSP-ULisboa.
Data
13 novembro 2025
18:00 - 21:00
Localização
Auditório 7 do Piso -1
Organizador
ISCSP-ULisboa