Contexto mais abrangente e transversal de formação em gestão pública

21 julho 2021

A pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública, coordenada pela Professora do ISCSP-ULisboa Ana Lúcia Romão, procura qualificar para a Gestão na Administração Pública.

A pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública alia a tradição no ensino e na investigação científica de duas escolas centenárias, o ISCSP-ULisboa, na área da Administração Pública, e o ISCAL, na área da Contabilidade. O sucesso desta parceria confirma-se na forte procura em todas as edições e no elevado nível de satisfação dos alunos.

Já na sua 6.ª Edição, a pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública foi criada no quadro recente de reforma da administração financeira do Estado, que se materializou na aprovação de dois diplomas de referência nestas matérias, a Lei n.º 151/2015 - Lei do Enquadramento Orçamental e o Decreto-Lei nº 192/2015 - Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP). E foi também neste contexto que a implementação do SNC-AP nas entidades públicas portuguesas tornou visível um conjunto de fragilidades a vários níveis, transformando-se num desafio para técnicos e dirigentes nos diferentes setores da Administração Pública.

Com uma forte vertente prática, a pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública pretende proporcionar um conjunto alargado de conhecimentos científicos e técnicos, evidenciando a importância da contabilidade pública e da nova figura de “contabilista público”, enquadrada num contexto mais abrangente e transversal de formação em gestão pública.

Vocacionada para quem pretende desenvolver e aprofundar os conhecimentos na área da contabilidade pública, mas também para quem pretende iniciar-se nestas matérias, como forma de se apetrechar para uma carreira futura, esta pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública oferece em simultâneo um conjunto de módulos de Contabilidade das Administrações Públicas de nível elementar e de nível avançado que permite esta dupla perspetiva de aprendizagem. A componente prática e aplicada do estudo da contabilidade pública prevalece, mas será abordada numa estreita relação com os conteúdos da gestão pública. Ao núcleo principal do curso, aliam-se outras áreas de interesse como a contratação pública, a auditoria ou o controlo da gestão pública, oferecendo uma estrutura muito completa e coesa destas matérias.

Tendo presente a nova realidade contabilística, nos módulos de Contabilidade das Administrações Públicas serão estudadas as particularidades do SNC-AP, as principais operações realizadas nas entidades públicas e respetiva divulgação nas demonstrações financeiras e orçamentais. Será dada especial atenção às Normas de Contabilidade Pública, quer ao nível das contas individuais quer ao nível das contas consolidadas, o que inclui as regras de reconhecimento dos diferentes itens, a mensuração dos mesmos e os cuidados referentes à apresentação e divulgação.

Entre outras matérias, destacamos ainda a especificidade e a cada vez maior relevância da contratação pública, e por isso será desenvolvido um estudo profundo e atualizado da regulamentação aplicável à formação e à execução de contratos públicos; e a auditoria pública, onde serão abordadas as principais normas de auditoria no setor público, bem como as metodologias de auditoria mais indicadas para este tipo de entidades e as melhores práticas do setor que garantem uma elevada qualidade técnica e a eficiência das auditorias.

⇒Conheça a pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública aqui.