Saltar para o conteúdo principal

ISCSP-ULisboa: Criar pessoas com valor

28 julho 2020

É este o desígnio da pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos do ISCSP–ULisboa: acreditando que são as pessoas que fazem verdadeiramente a diferença, pretendem criar “Pessoas com valor!”.

No início do ano 2020 a humanidade viu-se confrontada com uma pandemia que a “empurrou” para a mudança abrupta dos comportamentos, em que formas novas de trabalho, de gestão, de liderança e de interação social se tornaram, repentinamente, a realidade do dia-a-dia. Perante esta conjuntura, nunca os Recursos Humanos foram tão imprescindíveis, para fazer face aos imprevistos, aprender novos hábitos e colocar em prática estratégias disruptivas, capazes de levar as empresas e instituições a manterem-se vivas e competitivas.

Os Recursos Humanos são a essência de qualquer organização e são o que faz verdadeiramente a diferença. E não pretendo com esta afirmação limitar-me apenas a repetir o que tão comumente vem frisado nos manuais de Gestão de Pessoas. Basta analisar este contexto de pandemia para perceber o que eu pretendo reforçar com esta afirmação. Foram várias as empresas e organizações que, em consequência da drástica redução da faturação, se debatem hoje com graves problemas de tesouraria e processos de despedimento. Claro que é perfeitamente legítima esta posição e não é nada fácil gerir nestes tempos de crise pandémica. Mas vale a pena olhar para o caso de algumas empresas e organizações que, nesta fase dramática, têm conseguido “dar a volta” e reinventar-se. Algumas empresas migraram as suas atividades para as plataformas digitais, outras introduziram serviços de take away ou “entrega ao domicílio” e outras ainda redirecionaram os seus recursos para a produção de outros bens (como o grupo têxtil Sonix de Barcelos, que passou a produzir máscaras, como amplamente divulgado na comunicação social).

Estes exemplos mostram bem o que é a capacidade de reinvenção das empresas e organizações e, principalmente, mostram bem a importância dos Recursos Humanos em todo este processo. Por outro lado, a atual conjuntura veio acelerar um conjunto de comportamentos e métodos de trabalho que até então estavam disponíveis, sim, mas que não eram utilizados – como o teletrabalho, as reuniões virtuais ou o ensino à distância. E a sua utilização veio demonstrar que foram obtidos ganhos de produtividade, poupança de recursos (para as empresas) e de qualidade de vida (para os trabalhadores, em muito possibilitado pela quase inexistência de deslocações físicas).

Estas mudanças têm levado as empresas, e os próprios trabalhadores, a refletir: será que vale a pena um regresso à normalidade pré-pandemia? E a resposta vai, em grande medida, levar à adoção de estratégias disruptivas por parte das empresas, mediante o sector de atividade, o segmento de clientes ou a tecnologia que tem ao dispor para ganhar vantagem competitiva, claro. Dadas as mais-valias para as empresas (como a poupança de recursos) e para os colaboradores (por exemplo a produtividade e qualidade de vida), será expectável que um modelo misto de trabalho – que combina a dimensão física com a digitalização – comece a ganhar importância. E é nesse sentido que as competências digitais, mas fundamentalmente as soft skills, como a criatividade, o relacionamento interpessoal ou a liderança (em ambiente virtual), adquirem nesta nova conjuntura um valor diferenciador.

Como tornar as pessoas mais criativas em ambiente de incerteza e volatilidade? Como incrementar as relações interpessoais entre equipas virtuais? Como liderar eficazmente pessoas que trabalham à distância? Já para não falar das ferramentas de atracão, desenvolvimento e retenção de colaboradores que não estão fisicamente no local de trabalho. Como desenvolver a imagem corporativa da empresa e o sentimento de pertença entre os colaboradores? Como reter os talentos nas empresas? Seja qual for o cenário, os Recursos Humanos serão, uma vez mais, cruciais. Estas são apenas algumas das questões que vamos procurar discutir na pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos do ISCSP-ULisboa, o que reforça o carácter único e diferenciador desta oferta formativa! Convidamos o leitor a juntar-se a nós nesta pós-graduação e a contribuir ativamente para a construção de respostas e planos de ação geradores de mais-valias para as empresas e as suas pessoas!

Este artigo, da autoria de Patrícia Jardim da Palma, coordenadora das pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos e em Empreendedorismo e Desenvolvimento do Negócio do ISCSP-ULisboa, foi publicado na edição de julho da revista Human Resources.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar